Calor de 36°C no Litoral Norte de SC acende alerta para cuidados ao sair de casa

Uma onda de calor extremo deve atingir toda Santa Catarina a partir desta segunda-feira (18), afetando inclusive o Litoral Norte do Estado. As máximas para a semana devem chegar a 36°C, mesmo com pancadas de chuva isolada.

Calor que atinge Litoral Norte nesta semana traz alerta para cuidados e precauções ao sair de casa – Foto: Bruno Golembiewski/ND

Temperaturas mais altas no começo e fim de semana

Conforme Sergey de Araújo, professor e climatologista do LabClima (Laboratório de Climatologia da Univali) em Itajaí, o calor começou ainda no último domingo (17) no Litoral Norte catarinense. Temperaturas chegaram a quase 32°C em Itajaí e 34°C em Camboriú, por exemplo.

“Para os próximos dias, com exceção de quinta-feira, as temperaturas máximas ficam acima dos 30°C. Hoje, beiram os 36°C”, detalha Sergey. Já entre terça (19) e quarta-feira (20), o calor varia de 30°C a 32°C.

Ele ainda comentou que na quinta-feira (21), “as máximas não devem superar os 29°C, enquanto no sábado (23) ficam na faixa dos 33°C a 34°C e novamente 36°C no domingo (24)”. Quanto às temperaturas mínimas, o professor mencionou que ficam entre 17°C e 19°C.

Sergey ainda reforçou que o sol aparece em todos os dias, alguns momentos mais, outros menos, inclusive com a presença de nuvens em determinados momentos. Ainda, o calor deve causar pancadas de chuva diárias.

“Alguns dias, como esta segunda-feira, a chuva chega no final da tarde ou à noite. Em outros, na madrugada ou noite”, destaca o climatologista. Ele explicou que as pancadas devem ser isoladas, ou seja, “chove num lugar, noutro não”.

Calor atinge Litoral Norte de SC e acende alerta para cuidados ao sair de casa

Protetor solar, garrafa de água, chapéu e boné são itens essenciais nos períodos de altas temperaturas – Foto: Bruno Golembiewski/ND

Como ficam os ventos e as marés?

Para amenizar as altas temperaturas, rajadas de vento mais fortes estão previstas para esta segunda (18), com velocidades superiores a 35 km/h. Isso ocorre por conta de uma frente fria que se desloca do Rio Grande do Sul a Santa Catarina.

No domingo, a chegada de outra frente fria pode trazer ventos que passam dos 50 km/h no Litoral Norte do Estado.

Enquanto isso, nas praias, as ondas têm predomínio de leste com alguma variação para nordeste ou sudeste, dependendo do pico. As séries permanecem entre meio metro e um metro, conforme a praia, detalha o climatologista.

Cuidados com o calor ao sair de casa

Conforme o professor Sergey de Araújo, os índices de raios UV, que medem a radiação ultravioleta emitida pelos raios solares, devem ficar em níveis moderados a muito altos durante a semana, principalmente no período entre 10h e 16h.

Ele disse que, conforme recomendações médicas, é recomendado evitar o sol nesses horários. Isso porque os altos índices UV têm um maior potencial para causar queimaduras e lesões à pele, sem contar os riscos de câncer de pele e insolação.

A insolação, por exemplo, ocorre quando uma pessoa fica muito tempo exposta ao sol intenso, sem se hidratar ou proteger corretamente. Ela pode causar dores de cabeça, náuseas, tontura, distúrbios visuais e até levar à morte em casos mais graves.

Para evitar os problemas mencionados acima, o MS (Ministério da Saúde), recomenda:

  • Evitar permanecer sob o sol entre as 10 e as 16 horas;
  • Usar roupas leves, de cores claras e que não fiquem apertadas ao corpo;
  • Usar protetor solar com FPS 30 ou mais e evitar queimaduras na pele;
  • Ter muito cuidado com as bebidas alcoólicas, que em excesso causam desidratação;
  • Ao se exercitar, beba muitos líquidos duas horas antes da atividade, durante e depois;
  • Cuidar com os momentos mais quentes do dia (das 11h às 15h), bebendo bastante água e tentando permanecer na sombra;
  • Evitar ficar muito tempo no carro em dias de muito sol, já que o risco nestas situações é maior;
  • Consumir alimentos leves, como frutas e verduras.

Para evitar a desidratação em dias mais quentes, o Ministério da Saúde e a OMS (Organização Mundial da Saúde) também recomendam alguns cuidados:

  • Aumente a hidratação, ingerindo mais água, suco natural e água de coco;
  • Faça refeições leves com muitas frutas e legumes;
  • Evite atividades físicas nas horas mais quentes do dia;
  • A pele e os lábios também podem sofrer com a baixa umidade. Use hidratantes para ajudar;
  • Soro fisiológico ajuda na hidratação das vias áreas, pingue algumas gotas nos olhos e no nariz caso sinta necessidade.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.