Gold Fools: operação policial combate o descaminho de smartphones no Litoral Norte de SC

A prática de descaminho, diferente do contrabando, indica a ilusão, no todo ou em parte, do pagamento de direito ou imposto de produtos legais na entrada ou saída do país, ou ainda no consumo da mercadoria, e é justamente este crime que forças da Polícia e Receita Federal em Itajaí, Litoral Norte de Santa Catarina, buscam desarticular na manhã desta quarta-feira (20).

Policiais Federais e servidores da receita deflagraram a operação Gold Fools, com o objetivo de reprimir a atuação de uma associação criminosa formada para a prática de crimes de descaminho de aparelhos eletrônicos, de origem estrangeira, a partir da cidade de Navegantes.

Descaminho de smartphones é alvo de operação policial no litoral norte de SC

Descaminho de smartphones ocorria a partir da cidade de Navegantes, Litoral Norte de SC – Foto: Freepik/ND

Na ação, cerca de 30 policiais federais, com o apoio de servidores da Receita Federal, cumprem seis mandados de busca e apreensão em imóveis localizados nas cidades catarinense de Itapema, Balneário Camboriú e Navegantes.

Descaminho de smartphones

De acordo com o apurado pela PF, um perfil mantido em rede social estava sendo utilizado para um grande número de vendas de aparelhos eletrônicos de origem estrangeira, sem a comprovação da regular importação, notadamente smartphones. Os investigados responderão pelos crimes de descaminho e de associação criminosa.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.