Verão em SC: 5 cidades para curtir o melhor da temporada

Como diz o hit de Marina Sena: “Ai que delícia o verão”. A estação mais quente e alegre do ano se aproxima e a Show Me lhe dá dicas de cidades onde curtir o melhor do verão em SC. Com uma costa litorânea que ultrapassa os 500 quilômetros, o problema não é falta de opções. Ao contrário, é a dificuldade de escolher apenas um lugar.

Mas como não é só de praia que é feito um verão, falamos também de cidades em SC onde os atrativos refrescantes são rios e parques aquáticos. Confira!

Florianópolis: um baú de tesouros naturais para movimentar o verão em SC

Foto da Praia de Canasvieiras, em Florianópolis (SC), no verão de 2002. Na metade à esquerda da foto aparece o mar cheio de banhistas. À direita, a faixa de areia branca com guarda-sóis. Depois dela, uma faixa de vegetação e prédios. Ao fundo, morros verdes.

Verão na Praia de Canasvieiras, no Norte de Florianópolis – Foto: Ricardo Wegrzynovski/Divulgação/ND

Eleita a terceira melhor cidade para fazer turismo no Brasil e segundo melhor destino de praia do país, é uma tarefa complicadíssima conseguir elencar todos os motivos pelos quais escolher Floripa para a temporada de verão em SC. Um bom começo é dizer que a capital de Santa Catarina tem dezenas (alguns falam em centenas) de praias, o que dá ao visitante um imenso poder de escolha.

Por ser uma ilha, de ponta a ponta Florianópolis tem areias badaladas e também paraísos escondidos. Em sua grande maioria, elas contam com ampla infraestrutura e uma diversidade de bares, restaurantes, cafeterias, baladas e hospedagens, fora shoppings e centros comerciais. Floripa é uma cidade pulsante e alegre.

Além das praias em si, conta com lagoas e ilhas paradisíacas em seu território marítimo – onde se pode desfrutar o melhor do verão em SC, passeio a cavalo pela areia, panorâmico de helicóptero, e aquático – é claro. Em meio à natureza, trilhas abrem os caminhos para turistas explorarem diferentes locais e paisagens. Já em bairros tradicionais como Santo Antônio de Lisboa, o clima bucólico, a gastronomia e as casas do período colonial somam as atrações.

Florianópolis é uma cidade tão rica e diversa que o grande (e bom) problema é decidir o que fazer nela durante o verão. Ainda bem que a estação dura três meses, tempo para desbravar (apenas em parte) a Ilha da Magia.

Balneário Camboriú: praias e muitos atrativos turísticos para o verão em SC

Foto aérea da Praia Central de Balneário Camboriú (SC), durante o verão. Na metade direita da foto, aparece o mar. À esquerda, a faixa de areia com inúmeros guarda-sóis. Ao redor dela, os arranha-céus da cidade,

Verão na Praia Central de Balneário Camboriú, em SC – Foto: Reprodução/NDTV

Quase tudo em um só lugar. O destaque de Balneário Camboriú para se curtir o verão em SC é que ao redor da Praia Central, a principal e mais movimentada, há uma infinidade de atrativos turísticos concentrados. Além do banho de mar, da faixa de areia alargada, do bate-bola com amigos e aluguel de equipamentos náuticos, há muita atração ao longo de sua orla de quase sete quilômetros.

Começando pela ponta Norte, você tem a maior roda gigante estaiada da América Latina: a FG Big Wheel. Ao lado dela, está o deck do Pontal Norte – uma passarela de madeira com 800 metros de extensão entre o mar e a Mata Atlântica. Ao longo da orla – toda com calçadão e ciclovia – estão inúmeros bares, restaurantes, cafés, sorveterias, lojas e hospedagens.

Chegando ao Sul da praia, o Molhe da Barra Sul com vista panorâmica, o Porto Pirata, onde pode contratar passeios animados e o embarque do bondinho no Parque Unipraias, famoso em toda SC. Nas costas da Praia Central, está a passarela da Barra e o bairro mais antigo de BC.

Se decidir seguir mais ao Sul, você pegará a Rodovia Interpraias, uma das mais bonitas do Estado, e terá acesso às praias agrestes de Balneário Camboriú. Lindas e bem menos movimentadas, agradam outro perfil de turista que também curte o verão em SC.

Itajaí: circuito de praias para se desbravar no verão em SC

Praia de Cabeçudas, em Itajaí (SC), durante o verão. A foto mostra no canto esquerdo, apenas uma beirada do mar. Centralizado e na maior porção da imagem aparece a faixa de areia, com algumas pessoas, uma rocha que pega uma trecho de areia e mar e ao redor árvores.

Verão em SC: Praia de Cabeçudas, em Itajaí – Foto: Arquivo/Bruno Golembiewski/ND

Encostadinha em Balneário Camboriú e separada dela apenas pelo Morro do Careca, Itajaí tem uma costa litorânea menor do que as duas cidades anteriores. A menor extensão em quilometragem é compensada pela beleza, o charme e a possibilidade de desfrutar todas as praias do município na temporada de verão em SC.

A Praia Brava é a mais extensa e famosa delas. Encostada ao Morro do Careca, ao redor de sua orla de seis quilômetros há uma completa infraestrutura de bares, restaurantes, baladas e rede hoteleira. É a queridinha dos turistas. Segue-se a ela, a pequenina Praia da Solidão e após o morro coberto pela mata, está a de Cabeçudas, de águas tranquilas e em um bairro que lembra vilarejo.

Uma boa dica é emendá-la, a pé ou de bicicleta, com a Praia do Atalaia – famosa pelo surf noturno – passando ainda para uma foto na rocha Bico do Papagaio. Ali ao lado do Atalaia, fica o molhe da barra, onde a vista do pôr do sol é muito bonita. Curtir o verão de SC em Itajaí também inclui passar pela Beira Rio, avistar os transatlânticos de cruzeiros que chegam e partem e almoçar no Mercado Público.

Joinville: banhos de rio para curtir o verão em SC

Foto do Rio Cubatão, em Joinville (SC). Na porção inferior da foto e até a metade dela, aparece o rio, que está cercado por vegetação e ao fundo um morro verde.

Rio Cubatão, em Joinville, é um dos locais para se refrescar no verão no Norte de SC – Foto: Germano Rorato/ND

Na cidade mais populosa de Santa Catarina – que fica no Norte do Estado e é conhecida especialmente pelo seu Festival de Dança e pela Festa das Flores -, é em sua zona rural que as pessoas buscam se refrescar das altas temperaturas do verão em SC. O distrito de Pirabeiraba, por onde passa o Rio Cubatão e seus afluentes, e o bairro do Vila Nova, que conta com a presença do Rio Piraí, são os locais mais procurados para desfrutar o verão em Joinville.

É comum encontrar banhistas em rios às margens de estradas, como próximo às pontes Alta e Coberta, na Estrada Piraí, e a Ponte Descoberta, na Estrada do Pico – ambos em Pirabeiraba, como também perto da Ponte do Rio Piraí e da Ponte Alfonso Altrak, no Vila Nova. Você pode saber mais sobre cada um desses pontos aqui. Outro bom lugar para um banho de rio em Joinville é na linda e famosa Estrada Bonita, onde tem também restaurantes, cafés coloniais e hospedagem.

Além dessa possibilidade, há muitas propriedades rurais em Joinville que aproveitam a água de rios e cachoeiras que passam em seus terrenos para abrir as portas aos visitantes. É o caso, por exemplo, do Recanto das Nascentes Divinas, do Parque Aquático Recanto Davet, do Vale do Ouro Eco Pousada, do Parque Caminho das Águas e ainda dos parques aquáticos Cascata Piraí e Water Valley.

Portanto, em Joinville, a aposta é no turismo rural para desfrutar e amenizar o calor do verão em SC.

Gaspar: rota de parques aquáticos para se refrescar no verão em SC

Foto aérea do Parque Aquático Cascanéia, em Gaspar (SC). No centro da foto aparecem duas piscinas. Ao redor delas há espreguiçadeiras e guarda-sóis. Em uma delas há toboáguas, que aparecem também no canto esquerdo e inferior da foto. Ao fundo aparecem morros verdes.

Parque Aquático Cascanéia, em Gapar, é um dos estabelecimentos para curtir o verão de SC na cidade do Vale do Itajaí – Foto: Parque Aquático Cascanéia – Belchior Alto

A charmosa Gaspar, no Vale do Itajaí, é a cidade que concentra a maior quantidade de parques aquáticos de Santa Catarina. Um “prato cheio” para quem quer curtir o verão em SC e ao mesmo tempo fugir do aglomero das praias. Ao todo, são sete estabelecimentos – entre parques e recantos naturais – que fazem parte da chamada Rota das Águas.

Cercados pela natureza, além de piscinas e toboáguas, alguns dispõe inclusive de cascatas naturais. Em sua maioria, contam com quiosques para locação ou têm restaurante e lanchonete.

Nesta rota que abrange diferentes bairros de Gaspar, está incluído um dos melhores parques aquáticos do Brasil: o Cascanéia. Com infraestrutura completa, o que abrange até hospedagem, dá para curtir o verão em SC com muita comodidade, água fresca e diversão.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.