Chuva causa alagamentos e deslizamentos nas últimas 24h no Litoral Norte de SC; VÍDEO

As fortes chuvas que atingiram o Litoral Norte de Santa Catarina desde a manhã de segunda-feira (27) aumentaram novamente os riscos para inundações e deslizamentos. Itajaí, por exemplo, registrou mais de 113,2 milímetros de precipitação nas últimas 24h, conforme dados da Defesa Civil até às 8h40 desta terça-feira (28).

Ruas alagadas após chuva em Itajaí

Grandes volumes de precipitação atingiram Itajaí e região, deixando diversos pontos de inundações – Foto: Almir Rodrigues e @itaja1m1lgr4u/Reprodução/ND

Já Navegantes teve 80,4 milímetros de chuva até às 5h30, enquanto Balneário Camboriú teve 62,3 mm de precipitação até a madrugada de terça-feira. Por conta disso, diversos pontos de inundações e estragos estão sendo registrados ao longo desta terça-feira.

Rua Uruguai, no bairro Fazenda, alagada na manhã de terça-feira (28) – Vídeo: Almir Rodrigues/ND

Aumento da chuva e do nível dos rios deixa Defesa Civil em alerta

A Defesa Civil de Itajaí está em alerta e ressalta as possibilidades de ocorrências relacionadas à precipitação. O órgão de monitoramento pode ser acionado através do 199 ou 193. Até o momento, uma ocorrência de deslizamento foi atendida, na rua Bruno França, no bairro Fazenda.

Em Itajaí, os níveis dos rios começaram a subir a partir da madrugada de terça-feira. Às 8h30 o curso antigo do rio Itajaí-Mirim, por exemplo, atingiu 2,4 metros de altura, quase em estado de emergência (2,5 m).

Nas redes sociais circulam diversos vídeos mostrando a situação da cidade – Vídeo: @itaja1m1lgr4u/Reprodução/ND

Por outro lado, o Ribeirão da Murta chegou aos 1,75 m no mesmo horário, sendo que o limite de emergência é de 1,3 metro. Enquanto isso, o rio Itajaí-Açu segue com o nível normal até o momento.

De acordo com dados da Defesa Civil de Santa Catarina, o Litoral Norte do Estado assim como a Grande Florianópolis e o Litoral Sul, possuem risco muito alto para inundações, deslizamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores. O alerta é válido entre esta terça-feira e a madrugada de quarta (29).

Moradores relatam diversos alagamentos por toda a cidade, como no bairro Cordeiros – Vídeo: @itaja1m1lgr4u/Reprodução/ND

O órgão destacou que o motivo para as fortes chuvas é a atuação de um sistema de baixa pressão sobre o Estado, combinado ao fluxo de calor e umidade proveniente da Amazônia. Ventos com direção leste e nordeste também colaboram para o transporte da umidade do oceano até o continente.

No bairro Ressacada também foram registradas inundações – Vídeo: @itaja1m1lgr4u/Reprodução/ND

Em toda a região do Litoral Norte e Vale do Itajaí, as cidades que registraram maiores volumes de chuva nas últimas horas foram Navegantes, Itajaí, Ilhota, Gaspar, Penha, Balneário Camboriú, Blumenau e Luiz Alves. Veja a seguir a lista completa:


Ranking de cidades com mais chuva nas últimas 12h, até às 5h30 desta terça-feira (28) - Defesa Civil/Reprodução/ND

1
3

Ranking de cidades com mais chuva nas últimas 12h, até às 5h30 desta terça-feira (28) – Defesa Civil/Reprodução/ND


Confira o alerta feito pela Defesa Civil do Estado, que segue até a madrugada de quarta (29) - Defesa Civil/Reprodução/ND

2
3

Confira o alerta feito pela Defesa Civil do Estado, que segue até a madrugada de quarta (29) – Defesa Civil/Reprodução/ND


Órgão de monitoramento está em estado de alerta na região - Defesa Civil/Reprodução/ND

3
3

Órgão de monitoramento está em estado de alerta na região – Defesa Civil/Reprodução/ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.