Projeto quer tornar tarifa zero do ônibus permanente em Balneário Camboriú; entenda

Um projeto de lei propõe que a tarifa zero do transporte público municipal de Balneário Camboriú, no Litoral Norte do Estado, se torne permanente.

A proposta prevê que a população possa utilizar o ônibus de forma gratuita mesmo após o fim do contrato emergencial do transporte, com duração de seis meses.

Ônibus gratuito em Balneário Camboriú é destaque nacional

Cidadãos podem usar transporte de forma gratuita – Foto: PMBC/Reprodução/ND

O projeto de lei foi apresentado pelo vereador Eduardo Zanatta (PT). Balneário Camboriú já se destaca por ser a primeira cidade com mais de 100 mil habitantes em Santa Catarina a ter o sistema de tarifa zero.

A ideia é que o serviço gratuito para moradores e turistas possa ter continuidade após o prazo de seis meses do contrato emergencial assinado com a empresa Transpiedade.

“Na semana passada eu estive em Brasília debatendo a tarifa zero junto a parlamentares e políticos de todo o país. Apresentamos o projeto “Tarifa Zero é Mais” pois é isso que a tarifa garante: mais acesso à cidade, mais lazer e mais dinheiro injetado na economia local. Vamos defender a pauta e lutar pela aprovação aqui na Câmara de Vereadores”, afirma o vereador Eduardo Zanatta.

O projeto está em tramitação nas comissões legislativas e a expectativa é que ele vá a plenário nos próximos meses.

Ônibus gratuito começou a funcionar no dia 12 de junho

A novidade veio como consequência do contrato emergencial firmado entre a prefeitura e a empresa Transpiedade, que no dia 12 de junho assumiu as linhas de transporte coletivo urbano.

Além das linhas já percorridas no contrato anterior com a PGTur, uma nova rota que corre a Avenida Atlântica e Avenida Brasil, no sentido Barra Sul/Praia dos Amores, e vice-versa, está sendo ofertada aos usuários.

Dez ônibus novos e semi-novos equipados com acessibilidade, ar-condicionado, wi-fi gratuito e monitoramento das viagens via circuito interno fazem parte da frota da empresa.

O contrato emergencial é de seis meses, período no qual será montada a licitação para contratação de uma empresa concessionária do transporte coletivo em Balneário Camboriú.

A principal novidade é que o contrato emergencial assinado permite subsídio da Prefeitura para a prestação do serviço. Com isso, o transporte é oferecido de forma gratuita para os usuários.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.