SC terá aumento de 146% de turistas ‘gringos’; veja as cidades entre os destinos favoritos

A era pós-pandemia vai chegar com tudo na temporada de verão 2023/2024 em Santa Catarina, com crescente expressiva nos números de turistas “gringos” no Estado. Com menos de um mês para o verão, O Estado se mostra preparado para receber pessoas de todo o Brasil e do mundo.

Segundo o Almanach (Sistema de Inteligência Turística de Santa Catarina) o Estado aguarda um número expressivo de turistas internacionais 146% maior que em 2022, sendo os argentinos a maior parcela, seguidos de chilenos e paraguaios.

Foto mostra movimentação na faixa de areia da praia Central de Balneário Camboriú; Cidade está entre as favoritas dos turistas

Cidades do Litoral Norte de SC está entre os destinos favorito dos turistas – Foto: Bruno Golembiewski/ND

Além disso, os dados apontam que haverá um aumento no fluxo aéreo de 10% comparado com o ano anterior, com saídas previstas dos aeroportos de São Paulo, Guarulhos e Campinas, com destinos para os aeroportos de Chapecó, Florianópolis e Navegantes.

Ainda, o fluxo marítimo também apresenta um crescimento de 62%, em que as cidades de Balneário Camboriú espera 5 navios, Itajaí 4 navios e Porto Belo 3 navios, ambas no Litoral Norte do Estado, terão mais embarcações previstas para 2023, e, no total, serão ofertados 370 mil leitos.

Cruzeiro Costa Favolosa em alto mar

Costa Favolosa em alto mar; cruzeiro faz estreia na temporada de 2023/2024 em Balneário Camboriú – Foto: Reprodução/Costa Cruzeiros

O secretário de Turismo de Santa Catarina, Evandro Neiva, destaca o crescimento de turistas como o maior número após a pandemia de Covid-19.

“A temporada de verão será excelente e vai superar os números antes da pandemia e nós temos essa incrível responsabilidade de estar sendo o ponto de equilíbrio entre o trade e o turista”, destaca Neiva.

Turistas geram empregos em SC

O Almanach também registrou que haverá um aumento de 17% nos trabalhos informais durante a temporada de verão, especialmente nas áreas de alimentação, hospedagem, atividades culturais e desportivas, transporte e agências de viagem.

Dessa forma, destaca-se o aumento no ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) turístico, com um crescimento de 7% na alta temporada de 2022.

Imagem mostra carteira de trabalho

Crescente de turistas trará mais empregos aos catarinenses – Foto: SECOM Itajaí/Divulgação

Por fim, o levantamento aponta a ampliação na estimativa da população flutuante, sendo 75% a mais do que na mesma época do ano anterior.

Ainda de acordo com o Almanach, estima-se que o número de visitantes chegue a mais de 880 mil pessoas em Santa Catarina na temporada de verão de 2023/2024.

Cidades do Litoral Norte estão entre destinos favoritos

A pesquisa mostrou quais são as principais atrações do Estado, como Beto Carrero World, em Penha, Parque Unipraias Camboriú, Cristo Luz, e Praia das Laranjeiras ambas em Balneário Camboriú e Praia das Bombinhas.

Imagem mostra turistas no molhe de Balneário Camboriú

Balneário Camboriú está entre as cidades favoritas dos “gringos” em SC – Foto: Bruno Golembiewski/ND

Também, estão na lista locais famosos de Florianópolis, como Jurerê, Santo Antônio de Lisboa, Praia da Joaquina, Praia Mole e Ilha do Campeche. Com isso, Santa Catarina mostra que a alta temporada — assim como o ano todo — é um momento ideal para se viver um estado de alegria.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.