5 passeios imperdíveis para ‘fugir’ das praias no Litoral Norte de SC

Quando se fala em Litoral Norte de Santa Catarina, lembra-se de belas praias, especialmente durante o verão. No entanto, os passeios mais legais da região não se restringem somente às orlas. Você, que prefere uma trilha ou cachoeira, também tem muitas opções.

Imagem panorâmica do Parque do Atalaia, um dos passeios mais atrativos do Litoral Norte de Santa Catarina

Litoral Norte de Santa Catarina não é conhecido somente por praias, mas também muitos outros passeios naturais – Foto: Secretaria de Turismo de Itajaí/Divulgação

Passeios para todos os gostos

Programas esportivos, com vastas pistas para correr ou pedalar, áreas de camping e até espaços para as crianças estão no ‘cardápio’ do Litoral Norte. Pensando nisso, o ND Mais reuniu 5 roteiros imperdíveis para você que quer fugir da ‘aglomeração’ das praias neste verão.

Morro da Antena – Itajaí

Morro da Antena, em Itajaí, é um dos passeios mais desafiadores da lista, mas ‘recompensa’ é incrível. – Foto: Reprodução/Família Pedal 7/YouTube

Uma opção muito boa para os amantes do ciclismo. O Morro da Antena abrange uma das maiores áreas rurais de Itajaí e tem espaço para mais de 60 quilômetros de pedalada, em estradas de terras e trilhas.

Por lá, você ainda consegue visitar a Cachoeira do Brilhante, rodeada de mata natural e com água limpa, um dos passeios especiais para dar um mergulho e se refrescar nesse calor.

Parque do Atalaia – Itajaí

Parque do Atalaia foi revitalizado em Itajaí e tem programação para uma semana inteira. – Foto: Marcos Porto/SECOM Itajaí/Reprodução/ND

Um dos mais importantes pontos turísticos de Itajaí, o Parque Natural Municipal do Atalaia foi revitalizado em 2023 e ficou maior e mais acessível, com decks, playgrounds e muitas belezas naturais.

Não dá para aproveitar tudo o que o Atalaia tem para oferecer em um só dia, são diversas trilhas com guias, com destaque para a das Cotias, de 460 metros, lagoas com peixes, córregos, mirantes e até área de camping. Que tal fazer um roteiro de passeios para uma semana?

Pico da Pedra – Camboriú

Trilha do Pico da Pedra atinge 678 metros de altitude e exige um bom preparo físico. Ao final, uma vista em 360 graus de tirar o folego de todo o Litoral Norte – Foto: Prefeitura de Camboriú/Divulgação

Essa é para quem já está acostumado com trilhas. O Pico da Pedra, em Camboriú, tem um caminho bem demarcado, mas com muita subida, então, precisa de um bom preparo físico. E, claro, comida e água para repor as energias.

A vista que você tem do alto do morro compensa a longa trilha para subir. Se o dia estiver, mesmo que um pouco, nublado, você ultrapassa as nuvens e as enxerga de cima. E em dias limpos, uma paisagem estonteante de Balneário Camboriú e Itapema.

Parque Raimundo Malta – Balneário Camboriú

Raimundo Malta reúne trilhas, parque infantil, complexo de plantas medicinais e o Viveiro Mata Atlântica – onde são cultivadas árvores e espécies da flora do bioma – Foto: Reprodução/Secretaria Municipal de Turismo Balneário Camboriú.

Balneário Camboriú é uma das cidades mais agitadas do Litoral Norte durante a temporada de verão, e se você não gosta de aglomeração pode ‘fugir’ para os passeios no Parque Ecológico Raimundo Gonçalez Malta.

Localizado no Bairro dos Municípios, o parque tem seis trilhas ecológicas, vegetação nativa e animais silvestres em mais de 170 m² de área. Uma opção muito boa também para as crianças. A entrada é gratuita e o local só fecha em dias de chuva.

Cachoeira dos Macacos – Camboriú

Cachoeira dos Macacos tem acesso é controlado e há cobrança de uma taxa por pessoa para a entrada, mas dispõe vários passeios incríveis. – Foto: Prefeitura de Camboriú/Divulgação

Também conhecida como Cachoeira Seca, a Cachoeira dos Macacos é composta por várias quedas d’água, sendo a principal de 20 metros de altura, desaguando em lindas piscinas naturais.

O lugar leva esse nome pois, em alguns trechos, a água passa por debaixo da pedra e não é vista – um interessante aspecto geográfico. Tudo preservado por estar em uma RPPN (Reserva Particular de Patrimônio Natural), então, você terá que pagar uma taxa para entrar.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.