Réveillon ‘épico’ terá alterações no trânsito, limpeza e segurança em Balneário Camboriú

O Réveillon ‘épico’ de Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina, será marcado por espetáculos como o show de 1 mil drones e 15 minutos de queima de fogos. A prefeitura preparou alterações no trânsito da cidade, reforço na segurança e na limpeza.

Balneário Camboriú com fogos de artifício verdes durante a virada do ano em 2022/2023

Oito balsas vão disparar os fogos durante 15 minutos na cidade – Foto: Bruno Golembiewski/Reprodução/ND

Preparativos para o Réveillon com 1 milhão de pessoas

Como já declarado pelo prefeito Fabrício Oliveira (PL), a Praia Central de Balneário Camboriú deve recepcionar 2024 com cerca de 1 milhão de pessoas. Para não decepcionar ninguém, os últimos detalhes para o Ano Novo estão em preparação.

As oito balsas que carregam os fogos de artifício para a festa da virada foram vistoriadas pela Secretaria de Turismo na sexta-feira (29). Já no último dia do ano, domingo (31), elas sairão do rio Camboriú seguindo em direção à baía da Praia Central.

As balsas serão alinhadas a uma distância de 400 metros uma da outra, o que deve espalhar o espetáculo entre o Pontal Norte e a Barra Sul, cobrindo toda a orla.

Imagem mostra público reunido na Praia Central na virada de 2022/2023 – Foto: Prefeitura de Balneário Camboriú/Reprodução/ND

Também na sexta-feira foi realizado um teste com os 1 mil drones enviados de Abu Dhabi, no Oriente Médio, para Balneário Camboriú. Na ocasião, 200 drones decolaram da altura da rua 3600, dando uma prévia do que os festeiros podem esperar para o show às 23h50 deste domingo.

Acessibilidade para PCDs na Praia Central

Balneário Camboriú terá na virada uma estrutura planejada para dar acessibilidade a PCDs (Pessoas com Deficiência). A iniciativa busca dar maior inclusão a esse público e está montada na altura da rua 3600.

O espaço estará acessível a partir das 22h de domingo para quem requisitar uma pulseira especial de acesso pelo telefone (47) 99977-1212.

Reforço na saúde e segurança

A prefeitura informou que o CCO (Centro de Controle Operacional) foi instalado na areia da Praia Central, nas proximidades da Praça Almirante Tamandaré. O local ficará aberto 24h.

Durante a virada, o FG Big Wheel terá contagem regressiva para 2024 – Foto: Hildo Júnior/FG Big Wheel/Reprodução/ND

Entre 19h de domingo e 7h de segunda (1º), uma equipe com médico, enfermeiro, técnico em enfermagem e cirurgião-dentista estará disponível para atendimentos no Centro de Controle Operacional. Ainda, uma ambulância estará no local para emergências. Outra ambulância estará presente na altura da rua 3600.

Agentes de segurança também vão atuar no CCO. A Guarda Municipal e a Polícia Militar vão atuar diretamente no local, com policiais espalhados ao longo de toda a orla. Ocorrências podem ser registradas pelos números 199 ou 190.

Mudanças no trânsito durante a virada

No domingo (31), a avenida Atlântica será interditada entre as ruas 3700 e 1001 e entre a avenida Osmar de Souza Nunes e a rua Miguel Matte, a partir das 22h. A liberação deve ocorrer às 2h de segunda-feira, de forma progressiva, acompanhando as equipes de limpeza viária.

Os agentes de trânsito e de segurança estarão distribuídos em pontos estratégicos para orientar os motoristas, além de equipes que farão os atendimentos das ocorrências.

Faixa alargada da Praia Central deve reunir grande público no Ano Novo – Foto: Hildo Júnior/FG Big Wheel/Reprodução/ND

Limpeza das ruas é feita por 350 trabalhadores

Balneário Camboriú vai contar com 350 trabalhadores para a realização da limpeza pós-Réveillon. O trabalho deve começar à 1h, com duas equipes: uma de 200 pessoas saindo do Pontal Norte e outra de 150 pessoas saindo da Barra Sul, ambas em direção à Praça Almirante Tamandaré.

Além disso, 16 caminhões e 15 máquinas auxiliares (como carregadeiras e retroescavadeiras) serão usadas na limpeza. Por conta do trânsito, todo o maquinário será posicionado com antecedência próximo da faixa de areia.

Trabalhadores limpam praia de Balneário Camboriú após festa de Réveillon em 2022 – Foto: Jacson Botelho/NDTV

A Operação Réveillon inclui a limpeza da Avenida Atlântica, que deve começar assim que o trânsito da rua 3700 for liberado. A limpeza da via será feita por 20 pessoas e caminhões compactadores. Tanto na avenida como na orla, mais equipes da Ambiental devem somar esforços na limpeza a partir das 5h.

Na faixa de areia, a Polícia Militar e a Guarda Municipal ficam responsáveis por prestar apoio às equipes. Já na avenida, o suporte será feito pelos agentes de trânsito. A prefeitura afirma também que, ao longo do dia 1º de janeiro, 756 funcionários serão alocados em três turnos para a limpeza e coleta de resíduos no município.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.