Chuva deixa Morro da Cruz intransitável e trânsito caótico em Itajaí e região

Se já estava difícil subir o morro da Cruz em Itajaí, Litoral Norte de Santa Catarina ao longo dos últimos meses, nesta terça-feira (2), um dos mais conhecidos pontos turísticos da cidade amanheceu completamente intransitável, sendo possível subir apenas com veículos 4×4.

Imagem mostra uma das crateras no Morro da Cruz em Itajaí; chuva piorou a situação

Um dos principais pontos turísticos de Itajaí, Morro da Cruz está intransitável – Foto: Arquivo ND/Reprodução

A impossibilidade se dá por conta de uma cratera em uma parte alta do Morro da Cruz, que com a chuva das últimas horas, expandiu e se tornou um lamaçal, com veículos derrapando.

Os buracos e estragos ao longo do morro foram desencadeados por uma obra do Semasa (Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura), entre os meses de junho e julho de 2023, mas até janeiro de 2024 impacta a vida de quem mora ou trabalha no Morro.

Nesta terça-feira, pessoas que trabalham no Morro da Cruz compartilharam a dificuldade – e perigo- para subir até próximo o mirante.

Cratera no Morro da Cruz vira lamaçal por conta da chuva; apenas veículos 4×4 conseguem passar – Vídeo: Arquivo ND/Reprodução

As obras que deram início aos problemas foram solicitadas ao Semasa por conta da implementação das melhorias no Morro da Cruz, com a construção de um quiosque e nova estrutura turística.

Dessa forma, o Semasa realizou trabalhos na rede de água e rede coletora de esgoto para que os efluentes sejam coletados e tratados pelo serviço.

Rodrigo Vieira, gerente de esgoto do Semasa, afirma que após a conclusão dos trabalhos, foi feita a repavimentação do local. Porém, o serviço foi impactado pelas frequentes chuvas que atingem a região.

Chuva e morosidade impactam dia-a-dia no Morro da Cruz em Itajaí

“Essa repavimentação, infelizmente ela precisa de tempo seco durante muito tempo para ter uma qualidade melhor. E sabemos que a cidade sofre com chuvas, e com volume de chuvas também. Aqui no morro nós temos uma condição atípica, além da quantidade de chuva, a velocidade que esse efluente desce também”, justifica Rodrigo.

Moradores e trabalhadores no Morro da Cruz sofrem com problemas causados por obras do Semasa – Foto: Arquivo ND/Reprodução

Entretanto, as últimas semanas de sol em dezembro não foram suficientes para a conclusão dos trabalhos, grande parte da via está em meia pista há semanas. Na manhã desta terça-feira, o Semasa afirmou por meio da assessoria que está verificando a situação.

Chuva também interfere no trânsito

Quem precisou transitar entre os trechos de Balneário Camboriú e Itajaí logo pela manhã desta terça-feira também sentiu dificuldade por conta do trânsito. O volume de veículos permanece alto na cidade, mesmo com chuva e o fim do feriadão.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.