Chuva em Itajaí ultrapassa os 46% do esperado para janeiro em 3 dias, e deve continuar

A chuva que caiu em Itajaí, no Litoral Norte de Santa Catarina, ultrapassou os 46% do que era esperado para todo o mês de janeiro em apenas três dias. O alto volume foi registrado especialmente nesta terça (2) e quarta-feira (3), e a previsão indica que o tempo seguirá instável nos próximos dias.

Instabilidade no tempo deve continuar nos próximos dias – Foto: INPE/LabClima/Reprodução/ND

De acordo com o meteorologista Sergey Araújo, responsável pelo LabClima (Laboratório de Climatologia da Univali), até às 17h de quarta-feira, Itajaí registrou 104,6 mm de chuva, equivalentes a 46,6% da previsão do mês.

Esse volume foi distribuído em 14,1 mm na segunda (1º), 42,4 mm na terça e 47,8 mm na quarta. As cidades vizinhas de Balneário Camboriú e Camboriú registraram 97 mm e 71 mm de precipitação, respectivamente.

A nebulosidade e precipitação devem continuar presentes na região, com chuvas diárias, porém em volumes menores, geralmente inferiores a 6 mm/dia. Para os próximos sete dias, é esperado volume de até 80 mm.

Haverá intervalos de sol, com a presença de nuvens. Até domingo (7), mínimas devem ficar entre 20/21°C e máximas entre 26/29°C.  Com o fim do final de semana, as máximas podem ficar acima dos 30°C.

Chuva forte pode voltar na próxima semana

Além disso, Sergey afirma que alguns modelos indicam chuva forte com trovoada na próxima segunda (8) e terça-feira (9), com volume superior a 40 mm.

Os ventos variam, com maior frequência da direção sudeste a partir de sábado, depois de nordeste. A intensidade na maioria dos dias ficará entre calmaria e brisa leve. Em alguns dias no limite de vento suave. Rajadas médias inferiores a 35 km/h.

Em nossas praias, ondas irão varias entre leste e sudeste. Na maioria dos dias, com séries de até 1 metro, com alguns picos séries de até 1,5 metros no domingo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.