Balneário Camboriú investe em óculos que falam por inteligência artificial para população cega

Não é só nos arranha-céus e destinos turísticos que Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina, inova. A prefeitura investe agora na aquisição de dispositivos de inteligência e visão artificial chamado de OrCam MyEye.

Imagem mostra óculos com dispositivo de inteligência artificial

Óculos por inteligência artificial que falam serão entregues para moradores cegos de Balneário Camboriú – Foto: Secom BC/Reprodução

O dispositivo é destinado ao atendimento da população cega e de baixa visão da cidade. A iniciativa permitirá que as pessoas possam ler livros, identificar cores e objetos e utilizar a tecnologia de inteligência artificial para reconhecimento facial através de áudio em tempo real.

Produzido em Israel, o OrCam MyEye 2.0 permite o acesso fácil, intuitivo e instantâneo do usuário com deficiência visual à informação sem necessidade de estar conectado à internet. Além disso, é leve, discreto e facilmente acoplado às hastes de óculos comuns.

Óculos que falam por IA é avanço na inclusão e acessibilidade

“Este projeto não apenas transforma a vida das pessoas, mas também cria um impacto significativo na sociedade, fortalecendo o acesso a educação, informação e geração de emprego. Isso significa caminhar em direção a um mundo mais igualitário e acessível para todos”, comenta o prefeito Fabrício Oliveira.

A entrega das unidades adquiridas pelo município está prevista para este primeiro semestre de 2024, mediante o cadastro dos interessados nas secretarias de Educação e de Inclusão e Desenvolvimento Social.

“Este é um exemplo inspirador de como a inovação é um motor fundamental para a inclusão social”, finaliza Oliveira.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.