Ciclones trazem ressaca ao Litoral e podem manter ‘piscina em mar’ de Balneário Camboriú

O Litoral Norte de Santa Catarina deve sofrer a influencia de dois ciclones extratropicais que descolarão em direção ao oceano e se intensificarão e formarão um sistema de baixa pressão entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul entre sábado (8) e domingo (9).

Com isso, as praias da região, como a Central de Balneário Camboriú, devem sofrer ressacas, uma das causas da formação de “degraus gigantes” e consequentemente “piscinas naturais” no mar da cidade.

Ciclones trarão ressaca às praias do Litoral Norte de SC, causadora da "piscina em mar" de Balneário Camboriú

Ciclones extratropicais trarão ressaca às praias do Litoral Norte de SC, com isso, “piscina em mar” de Balneário Camboriú deve permanecer – Foto: DCSC/@bc_beach/Reprodução/ND

Os fenômenos de “degraus gigantes” ocorrem devido ao processo de conformação e equilíbrio da praia ao longo do tempo. Ressacas marítimas são uma das responsáveis por essas ocorrências.

Desde que ficou pronta, o trecho da Barra Sul já perdeu cerca de 70 metros – justamente o que havia sido feito “a mais”. A erosão, já esperada, acontece pela ação normal do mar.

Quanto às chuvas, a Defesa Civil de Itajaí destacou que o alerta é para o extremo sul do Litoral Sul do Estado com a divisa com Rio Grande do Sul. “Por enquanto não temos a previsão de muita chuva para o Litoral Norte e Vale do Itajaí, somente algumas rajadas de vento do quadrante Sul, superiores a 35 km/h, devem passar entre sábado e segunda-feira por aqui”, destaca Marinho Stringari, coordenador da Defesa Civil em Itajaí.

Entretanto o órgão segue acompanhando os modelos de previsão através da sala de Monitoramento e Alerta 24h.

Ciclones extratropicais alcançam Litoral Norte

Já a partir desta sexta-feira (6), a região contará com um cavado, atuando entre o Paraguai e o Rio Grande do Sul, essas áreas de instabilidade se deslocarão em direção ao oceano, se intensificarão e formarão o ciclone extratropical, quem explica o fenômeno é Sergey Araújo, professor de Climatologia da Univali.

“O núcleo desse ciclone se deslocará para o sul, e no domingo, com pressão atmosférica mais baixa, na altura entre RS e o Uruguai, poderemos classificá-lo com um ciclone extratropical”, destaca o professor.

Ciclones trazem ressaca às praias do Litoral Norte

Defesa Civil alerta para a formação de dois ciclones nos próximos dias – Foto: DCSC/Divulgação/ND

Para o Litoral Norte haverá o aumento da intensidade do vento no decorrer da tarde de sábado (8), mesmo assim, entre brisa leve e vento suave. A princípio rajadas de até 35 km/h.

Já da região de Florianópolis em direção ao sul, e principalmente, de Laguna em direção ao RS, vento e rajadas mais fortes. “No oceano, no litoral centro-norte, a partir da tarde, um pouco afastado da costa, teremos ventos mais fortes”, destaca Sergey.

Ventania trará ressaca às praias do Litoral Norte

Junto a costa teremos ventos entre 15 e 20 km/h, se afastando, entre 60 e 100 km, ventos entre 35/45 km/h. Ondulação mais intensa entre Laguna e o Rio Grande do Sul no sábado.

Para o Litoral Norte ondas entre 1 e 2 metros no domingo. Fora da costa ondas entre 2,5 e 4 metros (bem afastado da costa). Finalizando a partir de sexta-feira á noite tempo instável para o fim de semana e início da próxima. Além disso a temperatura despenca com as mínimas entre 7°C e 9°C, já partir desta quinta-feira (6).

Adicionar aos favoritos o Link permanente.