VÍDEO: Raio atinge prédio mais alto da América Latina e construtora explica tecnologia

Um vídeo gravado ainda no último dia 11 de janeiro durante uma tempestade em Balneário Camboriú, Litoral Norte de Santa Catarina, voltou a viralizar nas redes nesta segunda-feira (29), um raio atinge o pináculo do One Tower, empreendimento mais alto da América Latina.

imagem mostra flagrante de raio atingindo arranha-céu

Raio atingiu pináculo do prédio mais alto da América Latina, que fica em Balneário Camboriú – Foto: @mauridasilvagiovanella / @guilhermepilger / @santacatarina

Na imagem é possível ver o momento exato em que o raio atinge o pináculo do arranha céu, o que chama a atenção é o tempo que leva até o trovão chegar, medindo esse tempo entre o raio e o trovão, é possível calcular a distância em que o raio aconteceu.

Isso se deve ao fato da luz se propagar em uma velocidade maior que o som, jogando o tempo na fórmula você consegue medir a distância. A imagem foi feita pelo perfil por @mauridasilvagiovanella via @guilhermepilger

Tecnologia está por trás da magnitude do flagrante do raio

A FG Empreendimentos, responsável pelo One Tower, explicou a tecnologia por trás do vídeo. De acordo com a construtora muitas pessoas imaginam que um para-raios é um sistema que atrai os raios, quando, na verdade, ele é um sistema que cria um caminho preferencial de baixa impedância para que o raio possa passar sem causar danos à estrutura e aos equipamentos.

“Quando o One Tower foi construído, sabíamos que se tornaria um alvo preferencial para descargas atmosféricas, uma vez que se sobressai em altura aos empreendimentos circunvizinhos”, destaca Rafael Morato, engenheiro da FG.

Nesse contexto, não é apenas uma opção ter um sistema eficiente, mas sim uma necessidade intrínseca para um empreendimento desse porte. Sempre tivemos certeza de que ocorreriam descargas, e coube à nossa engenharia determinar esses pontos preferenciais, garantindo o funcionamento adequado e a tranquilidade dos moradores.

O sistema de proteção contra descargas atmosféricas utilizado no One Tower é do tipo estrutural, envolvendo a utilização de descidas através dos pilares do empreendimento para conduzir a descarga ao solo e criar uma gaiola de proteção para os usuários.

Um prédio como esse possui uma fundação estrutural robusta, sendo a melhor forma de dissipação dessa energia. Além disso, nossa fachada envidraçada possui uma estrutura totalmente equipotencializada com esse sistema, favorecendo também a condução em descargas parciais e laterais, que podem ocorrer como derivações da descarga principal.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.