Torres gêmeas ‘do Neymar’ balançam com ciclone e ventos de 120km/h em Balneário Camboriú

Aconteceu de novo. O Yachthouse Residence, também conhecido como “o prédio do Neymar”, em Balneário Camboriú, Litoral Norte de Santa Catarina, balançou com a força dos ventos provocados pelo ciclone extratropical que atinge o estado. Foram registrados ventos de 120 km/h nas torres gêmeas nesta quinta-feira (13).

Balança mas não cai: torres gêmeas balançaram em Balneário Camboriú

Estrutura é projetada para balançar com fortes ventos, como registrado nesta quinta (13) – Foto: Juliano Mattjie/BC Mil Grau/Reprodução/ND

Vídeos que registram as torres balançando viralizaram nas redes sociais. Apesar de suave, é possível perceber os movimentos “para frente e para trás” do prédio, com a força do vento.

Alcino Pasqualotto Neto, presidente da constrututora Pasqualotto&GT, responsável pelo residencial, compartilhou um vídeo que também registra a movimentação do prédio.

Na legenda, ele relata que foram registradas rajadas de vento de 120 km/h no empreendimento por equipamentos instalados no local.

“Quando desenvolvemos os projetos, sabíamos que deveríamos prever, e até mesmo superiores a 200 km/h poderiam ocorrer com as variações climáticas… a movimentação é mínima e imperceptível ao conforto de quem está nos apartamentos”, descreve Pasqualotto.

Nas redes sociais, os comentários variaram entre os amedrontados pelo fenômeno e outros reforçando a eficiência do projeto estrutural, feito para que o balanço ocorra.

“Mais um dia normal da Barra sul,  é assustador mesmo, tanto de fora quanto de dentro”, afirmou uma seguidora. “Menino Ney, para a festinha que o prédio não aguenta não”, afirmou outra.

Veja o momento em que o prédio do Neymar balança:

Não é a primeira vez

Não é a primeira vez que o Yachthouse Residence é flagrado balançando com a força do vento. Em agosto de 2022, com a passagem de outro ciclone pela região, o mesmo fenômeno aconteceu no prédio.

Na época, imagens das torres gêmeas em movimento viralizaram e circularam pelo Brasil.

Já naquela ocasião, a construtora Pasqualotto&GT esclareceu que este é o primeiro residencial do Brasil a contar com um sistema de contravento chamado de Outrigger, que amortece o impacto do vento.

Torres também balançaram em ciclone de agosto de 2022 – Vídeo: Pasqualotto&GT e Reprodução/ND

Testes foram feitos considerando os ventos da região e as condições mais adversas, como tornados e ciclones. Segundo o presidente da construtora, o empreendimento suporta ventos de até 200 Km/h.

A estrutura é projetada para isso para que ventos fortes como os registrados com a passagem do ciclone não façam um dos arranha-céus mais altos da América Latina “quebrar no meio”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.