Árvore tóxica proibida causou desvio em importante avenida de Balneário Camboriú

Com o plantio e existência proibidos em Santa Catarina desde 2019, a espatódea é de fato uma planta exuberante, porém a árvore é tóxica para abelhas, beija-flores e insetos. Mesmo proibida no Estado, diversas cidades contam com a árvore imponente.

Uma delas é Balneário Camboriú, no Litoral Norte, que há 10 anos mantém um desvio na avenida Martin Luther, no bairro Nações, para que uma espatódea permaneça.

Imagem mostra árvore tóxica e proibida na avenida Martin Luther em Balneário Camboriú

Espatódea, árvore tóxica e proibida em SC, causou alteração em importante avenida de Balneário Camboriú – Foto: Mazoca/ND

De acordo com a prefeitura, a alteração faz cerca de 10 anos. A população teria solicitado a permanência da árvore, com isto, ela se mantém numa das principais avenidas da cidade.

Recentemente, o colunista do ND Mais, Diogo de Souza, revelou a presença da espécie em Florianópolis. Na capital, a espécie foi identificada no jardim do TCE (Tribunal de Contas do Estado), esquina das ruas Bulcão Viana e Newton Valente da Costa.

Imagem do google maps mostra árvore tóxica

Árvore tóxica se mantém a pedido de população de Balneário Camboriú – Foto: Reprodução Google

Entretanto, no último sábado (25), conforme publicado na edição do final de semana da Coluna Bom Dia, a árvore localizada no quintal do TCE foi retirada.

Árvore tóxica e proibida está espalhada por Santa Catarina

Leitores da coluna, inclusive, alertaram para a existência de dezenas dessa espécie não só em Florianópolis, como em Balneário Camboriú.


Avenida Martin Luther sofreu alteração há 10 anos para manter árvore tóxica - Mazoca/ND

1
3

Avenida Martin Luther sofreu alteração há 10 anos para manter árvore tóxica – Mazoca/ND


Moradores teriam solicitado permanência da espatódea em Balneário Camboriú - Mazoca/ND

2
3

Moradores teriam solicitado permanência da espatódea em Balneário Camboriú – Mazoca/ND


Outras cidades do Litoral Norte contam com espatódeas - Mazoca/ND

3
3

Outras cidades do Litoral Norte contam com espatódeas – Mazoca/ND

Na capital, elas foram identificadas em algumas partes dentro da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), além de árvores no canteiro central da avenida Mauro Ramos, entre o banco redondo e a Beira-Mar Norte.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.