12 praias do Litoral Norte de SC são indicadas para a Bandeira Azul; veja quais

O Júri Nacional do Programa Bandeira Azul selecionou na última quinta-feira (13), os candidatos para a premiação da temporada 2024/2025. Dentre as 20 praias catarinenses aprovadas, 12 são do Litoral Norte de Santa Catarina.

Além disso, a Tedesco Marina, em Balneário Camboriú e a Marina de Itajaí também foram selecionadas para concorrer ao selo. No total, cinco marinas do estado foram escolhidas.

9 praias do Litoral Norte de SC são indicadas para a Bandeira Azul – Foto: Programa Bandeira Azul/ Divulgação

O resultado final da premiação será divulgado após a reunião do júri internacional, que acontecerá em outubro, com a cerimônia de entrega da Bandeira Azul, no dia 1º de novembro.

Conheça as praias do Litoral Norte selecionadas pelo Programa Bandeira Azul

Em Balneário Piçarras, as praias selecionadas foram a Praia de Piçarras e Ponta do Jacques, que já foram contempladas na temporada passada, e a Praia Central, que concorre ao título pela primeira vez.

Já em Balneário Camboriú, foram três praias pré-aprovadas, sendo elas a Praia do Estaleiro, a Praia do Estaleirinho e a Praia de Taquaras. Sendo, todas elas, candidatas à renovação do selo Bandeira Azul.

Bombinhas também é destaque, as praias Quatro Ilhas, Mariscal e Conceição foram escolhidas para concorrer à renovação do título.

As praias da Bacia da Vovó e da Saudade, em Penha, retornam após terem perdido a bandeira na temporada passada e a Praia Grande concorre pela primeira vez.

Conheça as praias do Litoral Norte selecionadas pelo Programa Bandeira Azul – Foto: SECOM Balneário Camboriú/ Divulgação

Santa Catarina é destaque no país

Na temporada passada, dos 42 locais selecionados no Brasil, 19 eram catarinenses, entre praias e marinas. Com cinco praias a mais neste ano, o estado tem sua importância destacada pela coordenadora nacional do programa, Leana Bernardi.

“Santa Catarina tem se destacado ano após ano pela qualidade de suas praias e marinas. A expansão do programa no estado reforça o compromisso com a conservação ambiental e a excelência turística, tornando a região um destino de referência para turistas.”, afirmou Leana.

Santa Catarina é destaque no país – Foto: Marcos Schafer/Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú/Divulgação

Além do Litoral Norte, praias de São Francisco do Sul, Florianópolis, Itá e Governador Celso Ramos também foram selecionadas para concorrer à premiação.

Critérios para escolha das praias

Segundo o Programa Bandeira Azul, são 38 critérios utilizados na avaliação do júri. Entre eles estão a qualidade da água, gestão ambiental, segurança, serviços, e educação e informação ambiental.

As praias e marinas selecionadas devem comprovar anualmente o cumprimento de todos os critérios, que são estabelecidos pela Foundation for Environmental Education (FEE), que é responsável pela promoção do programa.

Marina de Itajaí também foi selecionada para concorrer ao selo – Foto: Divulgação

O júri nacional, neste ano, foi composto por representantes do Ministério do Turismo (MTur), Ministério do Meio Ambiente (MMA), EMBRATUR, Secretaria do Patrimônio da União (SPU), Instituto Ambientes em Rede (IAR) e Associação Náutica Brasileira (ACATMAR).

Além disso, também contou com representantes da Agência Brasileira de Gerenciamento Costeiro, Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA), e Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (ABEMA).

Todos os anos, membros dessas entidades se reúnem para avaliar o cumprimento dos critérios e escolher as praias, as marinas e as embarcações de turismo, que serão levadas ao júri internacional.

Praia de Piçarras é uma das selecionadas para concorrer ao selo – Foto: Prefeitura de Balneário Piçarras/Reprodução/ND

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.