Convenções começam a movimentar a política municipal 

A partir deste sábado (20), partidos que têm diretório, começam a realizar suas convenções partidárias para oficializar a escolha dos seus candidatos para prefeito, vice-prefeito e vereadores, para a eleição de outubro. 

O prazo para realizar as convenções termina no próximo dia 5. Depois de definir os nomes, é solicitado à Justiça Eleitoral o registro das candidaturas até dia 15 de agosto.

Nas convenções também é decidida a formação de coligações para a disputa da eleição majoritária (prefeita ou prefeito). Desde 2017, não é mais possível fazer coligação em eleições proporcionais (disputa para as vagas de vereadores e deputados estaduais e federais). Apenas partidos que já estejam unidos em federações poderão disputar essas vagas de forma conjunta.

As eleições estão marcadas para 6 de outubro (primeiro turno) e 27 de outubro (eventual segundo turno).

Nesta reportagem os presidentes dos partidos que já têm convenções agendadas falam sobre sua expectativa, data, horário e local dos encontros.

PP (Partido Progressistas)

Dia 23/7, 19h, Câmara Municipal de Balneário Camboriú 

(Arquivo Pessoal)

O presidente do PP em Balneário Camboriú, Leonardo Piruka, disse que será uma grande festa em prol de um projeto feito para cidade, a várias mãos e que há 8 anos caminha em direção oposta do grupo que administra hoje a cidade. 

“Em 2016 tínhamos o Fábio Flor liderando o projeto, em 2020 eu, e hoje em 2024 temos o vereador Meirinho à frente. Entendemos que a cidade precisa de alternância e que o atual prefeito não realizou coisas básicas, como o saneamento básico, que hoje desvaloriza a cidade e traz problemas quase que irreparáveis. Estamos convictos de que nossos rumos precisam ser trilhados para o melhor da cidade”.

O senador Esperidião Amin estará presente.

PDT (Partido Democrático Trabalhista)

Dia 26/7, 19h, Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú

(Arquivo Pessoal)

O presidente do PDT local, Allan Schroeder, disse que a convenção vai deliberar sobre o indicativo já aprovado pela Executiva de apoio à pré candidatura a prefeita do PSD, além da homologação da nominata de pré-candidatos a vereador composta por 20 nomes. 

“A expectativa é a presença da candidata Juliana Pavan e do presidente do PDT SC deputado estadual Rodrigo Minotto, além dos filiados e convidados dos pré candidatos a vereador, com a ideia de uma grande festa partidária de arrancada para as eleições e para a campanha que se inicia em agosto. Até a convenção a Executiva do PDT já está levantando as documentações necessárias dos futuros candidatos e iniciando a preparação dos materiais de campanha”.

MDB (Movimento Democrático Brasileiro)

Dia 28/7, 9h, Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú

(Arquivo Pessoal)

O presidente Nilson Probst disse que quatro nomes vêm sendo anunciados com interesse em disputar uma vaga na majoritária: os vereadores Nilson Probst, Marcelo Achutti, Dão Koedermann e Renato Cruz, mas as inscrições só ocorrem no dia da convenção.

“Fizemos uma grande nominata de vereadores, construímos um grande time e temos quatro nomes à disposição para majoritária. O encaminhamento até aqui é para apoiar a pré-candidata Juliana Pavan. O Dão colocou o nome à disposição, mas me apoia integralmente. 

Há uma outra vertente no partido: o Marcelo Achutti que defende estar junto com o PL do Fabrício e o Renato Cruz que é exclusivamente candidato do Fabrício.

Se o partido decidir apoiar o PSD (Juliana Pavan), o nome para compor será o meu. Se o partido decidir apoiar o PL do Fabrício, acredito que o nome para compor será Renato Cruz. Mas eu acredito que maioria já decidiu”.

PT (Partido dos Trabalhadores) 

Dia 3/8, 15h, na Rua 906, num.766 (sede do partido)

(Arquivo Pessoal)

O presidente do diretório municipal do PT de Balneário Camboriú, Mozart Serpa de Toledo, disse que o Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE) já definiu a pré-candidatura de Marisa Zanoni Fernandes à prefeitura e uma chapa completa de vereadores e vereadoras.

“No entanto, as conversas com outros partidos para possíveis alianças, continuam, entre eles PSB, Rede e Solidariedade, além da presença do  PCdoB através da “Federação Brasil da Esperança”.

PSD (Partido Social Democrático)

Dia 28/7, 9h55, Centro de Eventos Júlio Tedesco/BC

(Divulgação/PSD)

O presidente municipal da sigla, Olimpierri Malmann, disse que o evento faz parte das comemorações do aniversário de Balneário Camboriú, para evidenciar a integração do partido com a comunidade local.

A convenção oficializará a vereadora Juliana Pavan como candidata do partido, além de definir a composição para vice, a nominata de vereadores e as alianças.

“Traremos discussões importantes e estratégias para o futuro do partido na região, com foco em fortalecer nossos candidatos às eleições deste ano”, afirma Olimpierri.

DC (Democracia Cristã)

Dia 27/7, 16h, no Iate Clube

(Arquivo Pessoal)

O presidente do partido, Luiz Maraschin disse que está definido a nominata de vereadores e o lançamento da candidatura de Carlos Humberto Silva.

“A princípio lançaremos Carlos Humberto Silva como nosso candidato a prefeito, imaginando a construção de uma aliança entre os partidos que hoje fazem oposição ao Peter Pan e que querem uma profunda mudança no Paço Municipal”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.