Safra da tainha: Balneário Camboriú chega aos 66 mil peixes

A safra da pesca artesanal da tainha na modalidade cerco/traineira terminou na última quarta-feira (31). Em Balneário Camboriú, ao longo da temporada, foram capturadas 66.318 tainhas em sete praias (Central, Laranjeiras, Taquarinhas, Taquaras, Pinho, Estaleiro e Estaleirinho).

A informação foi repassada por pescadores à Prefeitura de Balneário Camboriú. Com o fim da safra de tainha, a colônia de pescadores inicia na próxima terça-feira (6), a remoção da estrutura fornecida pela Fundação Cultural nas praias (contêineres e tendas) que serviu de auxílio aos pescadores.

Imagem de peixes pescados durante a safra da tainha em Balneário Camboriú

Pescadores afirmam ter chego a marca de 66 mil tainhas nesta temporada – Foto: Prefeitura de Balneário Camboriú

Na Praia Central, há seis contêineres e seis tendas. Nas Praias Agrestes, há tendas de apoio em Laranjeiras, Taquarinhas, Taquaras, Pinho, Estaleiro e Estaleirinho. Pinho conta com um contêiner também.

Safra da tainha em SC

A safra da tainha de 2024 registrou a captura de 1,1 mil tonelada do peixe em todo o Estado. O número é 240% maior do que no ano passado, quando houve limites de cota impostos pelo MPA (Ministério da Pesca e Aquicultura).

Safra histórica superou duas mil toneladas – Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Secom/Divulgação/ND

Os números somam as pescas realizadas nas modalidades de emalhe anilhado (frota artesanal) e cerco/traineira (frota industrial), que somados aos do arrasto de praia, com a captura de 1,7 mil toneladas, ultrapassam as 2 mil toneladas.

A pesca da tainha ainda segue na modalidade arrasto de praia, permitida até o dia 31 de dezembro.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.