Radares estão sendo reinstalados nos mesmos 32 pontos que existem há mais de 10 anos em Balneário Camboriú

A reinstalação dos 32 equipamentos eletrônicos de controle de velocidade (radares) em Balneário Camboriú gerou certa confusão e até mesmo fake news essa semana, porque muitas pessoas acharam que seriam novos pontos de radares.

A prefeitura de Balneário Camboriú emitiu uma nota na tarde desta quinta-feira (8) informando que é falsa a informação sobre os novos pontos de radares na cidade. 

No texto enviado pelo departamento de comunicação do governo municipal, é citado que o assunto é uma ‘falácia, disseminada com intenções eleitorais’, que tem como único propósito ‘desinformar a população e gerar inquietação desnecessária’.

O jornal ouviu a diretora da Autarquia Municipal de Trânsito (BC Trânsito), Magali Ignácio, que explicou que Balneário Camboriú está na fase inicial de modernização dos controladores de velocidade eletrônicos já existentes. 

“Os equipamentos eletrônicos de controle de velocidade estão sendo reinstalados. Eles já existem na cidade desde antes de 2008, os pontos são os mesmos de sempre, e foram acrescidos em 2018 mais alguns, mas já é de domínio de quem mora em Balneário Camboriú”, afirmou.

Ela lembrou que em 2023, quando acabou o contrato com a empresa foi aberta nova licitação, várias empresas entraram, houveram questionamentos.

“A licitação foi para análise do Tribunal de Contas, que devolveu informando que havia transparência e legalidade, confirmando a empresa vencedora, que está neste momento reinstalando os equipamentos eletrônicos de controle de velocidade”, explica.

Magali disse que não gosta de chamar de radar, porque as pessoas já pensam em multa e que são os mesmos 32 pontos já existentes. 

“Até dia 29 de agosto a empresa irá reinstalar todos, que são os mesmos de sempre”, acrescenta.

Segundo Magali, a previsão é de que os controladores de velocidade voltem a operar em três meses, sem alterar os pontos existentes nem a velocidade máxima permitida. 

Até início de setembro será a fase de implantação, depois aferição e teste, e então quando não houver nenhum tipo de dúvida quanto a eficácia dos equipamentos, será iniciada a fase educativa com campanhas, já informando a data do início da operação, que deverá ser dentro de 20 dias após iniciada a campanha educativa. 

“Vale lembrar que nesses 32 pontos onde foram retirados os equipamentos, a sinalização continuou informando a existência do radar, mas dentro das campanhas educativas vamos reforçar a sinalização vertical, que é exigida, como também bem anterior onde pode ser detectada a velocidade de forma horizontal na via, escrito ‘fiscalização eletrônica’, para ninguém dizer ‘fui surpreendido’”, informa.

11 mortes no trânsito de Balneário neste ano

A diretora lembra ainda que a velocidade é 50km em toda a cidade, e que estão espalhando fake news que vai ser por média, e isso não procede – a aferição será no local, em cada ponto é a mesma velocidade de 50km e não vai ter média de ponto ao outro. 

“É irresponsabilidade falar de indústria da multa, sendo que é uma estrutura para manter o nosso trânsito seguro. Quem respeita o trânsito não vai se importar, porque já respeita a sinalização. Não existe pegadinha, não existe indústria da multa, porque toda a cidade é sinalizada com 50km. Se a pessoa respeita as regras de trânsito, a quilometragem máxima permitida na via, o sinal vermelho, a travessia de pedestres, ela fica tranquila”, diz.

Magali comenta que o Brasil tem o segundo pior trânsito mundial, só fica atrás da Rússia e é o terceiro com mais mortes, atrás apenas de China e Índia. 

“Duas nações que têm população de três a quatro vezes maior que a nossa. E infelizmente Balneário possui um dado que me entristece – desponta neste ano e também nos anos anteriores em oitavo lugar no ranking catarinense de acidentes de trânsito com vítimas lesionadas ou fatais – só até julho foram 11 mortes no trânsito de Balneário, uma cidade pequena e plana”, aponta, salientando que a nível Brasil os acidentes de trânsito são a segunda principal causa de morte não natural, atrás apenas de homicídios.

A diretora também compartilha outro dado – desde os desligamentos dos radares, com o fim do contrato em 2023, houve acréscimo de 10% no número absoluto de acidentes. 

“Isso é muito alarmante. Em 2023, Balneário estava em primeiro lugar em número de infrações, isso mostra o quanto é necessário que os motoristas tenham mais consciência. Precisamos despertar o sentimento de cidadania nas pessoas para a responsabilidade no trânsito. Balneário Camboriú tem alto índice de velocidade, principalmente entre os motociclistas. Por isso, a nossa iniciativa de reinstalar os equipamentos tem como principal objetivo a segurança viária e a educação da população, visando reduzir os acidentes de trânsito”, completa.

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