Lições e desafios da paternidade são tema de livro de empresário de SC que adotou 5 irmãos

Para Geninho Goés, empresário e pai de 5 filhos, ser pai é “uma das responsabilidades mais importantes que uma pessoa pode assumir na sua vida”. Junto ao companheiro Eduardo Domingos Silva, o Duda, Geninho acolheu como missão a oportunidade de ser pai, e agora compartilha parte dessa vivência em um livro.

Lançamento do livro aconteceu na quinta-feira (10) no Balneário Shopping – Foto: Divulgação/ND

A “grande família” de Duda e Geninho, que moram em Balneário Camboriú, no Litoral Norte de SC, aumentou da noite para o dia. Maria Helena, a filha mais velha do casal, chegou na vida dos dois em 2016, aos 8 anos. Já em 2022, o casal foi surpreendido com a notícia de que a menina possuía quatro irmãos, que estavam em busca de um lar.

Desde então, os pais de cinco vivenciam a missão e os desafios da paternidade. “É uma jornada difícil, é desafiadora, tem altos e baixos, mas a gente precisa criar um ambiente saudável, pra que a gente possa ter mais calma, paciência, empatia, compreender o nosso filho”, detalha Geninho.

O empresário conta que, para ele, a paternidade envolve acolher, cuidar, proteger, orientar e educar uma criança, além de oferecer a possibilidade desse filho se desenvolver, tanto fisicamente, quanto mentalmente e emocionalmente.

“Eu digo sempre assim, pra mim criança é um ser de luz, ela tem a capacidade de tirar o amor que existe dentro do peito de cada pessoa”, afirma. A ideia do livro ‘Paiciência – Lições práticas de uma família inspiradora e nada convencional’, explica, é justamente tirar um pouco do aspecto desafiador e mostrar que criar uma criança tem um lado divino, com o qual os próprios pais e mães podem aprender.

Família compartilha registros e aprendizados nas redes – Foto: @paiciencianapratica/Reprodução/ND

“Então é um desenvolvimento dos dois lados, é um desenvolvimento do lado do filho e é o desenvolvimento do lado dos pais, que precisam colocar em prática a paciência, a consciência, a presença, o tempo de qualidade. Eu espero que com este livro, não apenas toque o coração das pessoas que querem partir por uma adoção, mas principalmente para os pais que precisam ter mais tempo de qualidade com seus filhos”, declara o autor do livro.

O hábito de escrever acompanha Geninho desde que Maria chegou na vida do casal, e é uma espécie de processo terapêutico, através do qual registra desafios, aprendizados, práticas e informações adquiridas com profissionais. Parte disso tudo é retratado no livro.

“Quando você for receber um filho do universo, esteja espiritual, emocional e mentalmente disposto a aprender, mudar, se transformar. A prática vai ensiná-lo a se preparar a cada dia.” – trecho do livro ‘Paiciência – Lições práticas de uma família inspiradora e nada convencional’

Inicialmente, a ideia era fazer um e-book com relatos das vivências em família, mas Geninho recebeu uma indicação da editora Gente, e foi aprovado pelo conselho editorial. O livro teve o lançamento oficial realizado no Balneário Shopping na última quinta-feira (10).

“Se eu pudesse dar um conselho é seja o melhor pai que os seus filhos podem ter. seja um pai possível, você não precisa ser um pai perfeito, você não terá filhos perfeitos, mas seja o melhor pai que você pode, que os seus filhos possam ter”, finaliza.

História que ganhou livro que emociona nas redes sociais

“Acreditamos que fomos escolhidos”. É dessa forma de Geninho Goes explica o processo de adoção de seus cinco filhos. Junto com seu companheiro há 15 anos, o casal encanta ao compartilhar as vivências da família nas redes. Inicialmente, o casal não pensava em ter filhos. Foi ao ver um documentário sobre adoção que o sonho de constituir uma família aflorou nos dois.

“Eis que um dia assistindo um documentário sobre adoção nos emocionamos e começamos a chorar. Procuramos o fórum da cidade, fizemos curso para pretendentes à adoção, entramos para a fila e quase três anos mais tarde chegou a Maria, nossa filha, já com 8 anos de idade”, relembra.

O que eles não imaginavam era que a família iria aumentar do dia para a noite. Em 2022, o casal foi surpreendido com a notícia de que Maria possuía quatro irmãos, e que estavam em busca de uma família próxima para que pudessem manter seus vínculos. Foi assim que a família de Geninho e Duda cresceu ainda mais, assim como os desafios de criar filhos com idades entre 1 e 14 anos.

Pais contam que irão adotar irmãos e filha se emociona – Vídeo: Geninho Goes/Reprodução/ND

“A mudança radical da vida, fez com que nossa dedicação se tornasse quase que exclusiva à paternidade, a organização da rotina, mudança de planos, cancelamento de viagem, novos rumos, trocar fralda,  mediar  conflitos emocionais, enfim, tudo que a vida nos ensinou tanto profissionalmente, quanto nas experiências de uma filha, serviram e servem como base para dar conta do recado”, explica.

Todo o aprendizado e as experiências vividas com a adoção, e o dia a dia de uma família nada convencional são compartilhados em um perfil no Instagram, o @paiciencianapratica.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.