Conexões Contemporâneas terá oficinas e espetáculos teatrais nesta semana em Itajaí

A programação da 5ª edição do Conexões Contemporâneas, evento criado pela Karma Coletivo de Artes Cênicas, vai atender crianças, adolescentes e público em geral nos próximos dias. O evento será realizado até outubro em Itajaí e oferece uma série de oficinas e encontros para artistas e o público em geral. 

As atividades do mês de agosto serão realizadas a partir deste sábado (17) até o dia 28. Os interessados em participar da oficina devem entrar em contato via o e-mail [email protected]

Os ingressos para assistir aos espetáculos serão disponibilizados com 1h de antecedência e escolas que desejam fazer agendamento para seus alunos, devem entrar em contato via e-mail também. 

O Conexões Contemporâneas foi realizado anteriormente em 2016, 2018, 2019 e 2022 com a proposta de aproximar, espreitar, reunir, conectar, criar conexões entre artistas, grupos e coletivos em torno do pensamento, prática e pesquisa na cena contemporânea. 

O projeto tem recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Itajaí, através da Prefeitura de Itajaí, Fundação Cultural de Itajaí, com incentivo fiscal da Elo Logística.

“O Conexões Contemporâneas já se consolidou como um espaço de extrema importância no fortalecimento da produção e criação dentro das artes da cena na cidade de Itajaí e região. O evento tem se fortalecido na memória dos artistas e público locais. Nesta quinta edição, toda a programação é gratuita e para diversas faixas etárias. É uma alegria poder colocar na rua mais uma edição desse evento”, destaca Mauro Filho, um dos idealizadores.

Programação de agosto

Oficina CORPOS EM EXPERIÊNCIA – COLETIVO ENSAIO PARA ALGO (SC)

  • Dias: 17 e 18
  • Carga Horária: 12h
  • Local: Itajaí Criativa Residência Artística
  • Sobre: Trata-se de um laboratório de criação a partir da experiência do corpo em movimento. A proposta do laboratório traz princípios investigativos que dialogam com o processo criativo do projeto ensaio para algo que não sabemos. Como deixar o corpo a serviço da experimentação? Como deixar ser estimulado pelo movimento do outro? Compor, contrapor, transpor. Acumular significados. Experimentar-se. Olhar e permitir ser olhada, ouvir e ser ouvida. Permitir ser contaminada, atravessada e reconhecer a vida no próprio corpo, despertando capacidades criativas de reinvenção de presença e relação. Respirar, (re)organizar-se, aproximar – se de si através do movimento, perceber qualidades, imagens, texturas, ritmos, vivendo e inventando a experiência. (Re)descobrir uma mobilidade singular e autônoma, livre e criativa.

Espetáculo Sou ave que carrega coisas que tem brilho para o seu ninho (Karma Coletivo de Artes Cênicas – SC)

  • Dia: 21
  • Horários: 15h e 20h
  • Local: Itajaí  Criativa Residência Artística
  • Sobre: Esta obra vem pensar a ideia de presença e ausência em uma tentativa de manter presente o corpo do pai através do corpo do filho-performer, evidenciando tensões entre o uso da palavra e do corpo, através da escrita, da escultura e da performance. uma dança-rito pela presença, uma conversa cênica entre os territórios da dança e das artes visuais bem como em temas como o sagrado, a carne, o tempo, a vida e a morte.
  • Classificação: 14 anos
  • Haverá tradução em Libras.

Espetáculo A Maravilhosa Princesa das Bolinhas (Téspis Cia de Teatro – SC)

  • Dia: 28 
  • Horário: 14h30
  • Local: Itajaí Criativa Residência Artística
  • Sobre: O espetáculo propõe uma imersão lúdica e sensorial em um mundo feito de bolinhas. Livremente inspirado na obra da artista japonesa Yayoi Kusama, apresenta o trajeto de um corpo no espaço que ao relacionar-se com o ambiente à sua volta, vai se tornando ele próprio. Cenários, luz negra, elementos cênicos, ambientação sonora e imagens criadas por inteligência artificial aliados ao corpo da atriz, ajudam a criar este universo fantástico que convida a plateia a imaginar suas próprias histórias.
  • Classificação livre
  • Haverá tradução em Libras.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.