Dia do Feirante: conheça 3 feiras em Balneário Camboriú

Neste domingo (25) é lembrado o Dia do Feirante, data em que, em 1914, as feiras foram reconhecidas pelo então prefeito da cidade de São Paulo, Washington Luiz. Antes disso, este tipo de comércio era apenas informal.

Para celebrar esta data, o portal ND Mais separou três diferentes feiras em Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina.

Feiras em Balneário Camboriú

Veja quais são as feiras em Balneário Camboriú que movimentam o comércio local e celebram a tradição feirante – Foto: Vagner Gabriel/ Fundação Cultural de BC

Confira 3 feiras em Balneário Camboriú

Feira da Praça do Pescador

A primeira opção é a Feira do Pescador, que acontece no bairro Barra. O comércio vende alimentos e produtos de artesanato e conta com a presença de 20 feirantes.

  • Dia(s): Domingos
  • Horário: 10h às 16h
Feira do Pescador

Feira do Pescador em Balneário Camboriú – Foto: Vagner Gabriel/ Fundação Cultural de BC

Feira da Rua 200

Outra que agita o comércio da cidade é a Feira da Rua 200, localizada no Boulevard. Com a participação de 14 feirantes, o local vende itens como hortifrutigranjeiros, pastel, tapioca, e outros produtos alimentícios com identidade cultural.

  • Dia(s): Quartas e sábados
  • Horário: 7h às 12h
Feira da Rua 200

Feira da Rua 200 em Balneário Camboriú – Foto: Fundação Cultural de BC

Feira da Praça da Cultura e Espaço Arte e Cultura

Por fim, a Feira da Praça da Cultura, que é também conhecida como Praça da Bíblia, comercializa artesanato, alimentos e hortifrúti, contando com 52 feirantes.

  • Dia(s): Sábados
  • Horário: 9h às 15h

No mesmo local, o Espaço Arte e Cultura reúne 12 feirantes que comercializam artesanato e alimentação.

  • Dia(s): De quarta a sábado
Feira da Praça da Cultura

Feira da Praça da Cultura em Balneário Camboriú – Foto: Vagner Gabriel/ Fundação Cultural de BC

Como ser feirante em Balneário Camboriú

As feiras de arte, artesanato e alimentação são espaços onde artesãos e produtores de alimentos podem comercializar uma série de produtos, desde que estejam consoante a Lei 4.746 de 22 de maio de 2023 e o Decreto nº 11.645 de 02 de abril de 2024.

Conforme a Fundação Cultural de Balneário Camboriú, os interessados em participar dos comércios como feirantes devem se inscrever na plataforma PINC, no site da fundação. As vagas abrem periodicamente.

Depois da inscrição, se houver vagas, os inscritos são convidados através da plataforma para passar por uma curadoria na Fundação Cultural, onde apresentam seus produtos, explicam como são produzidos e são orientados conforme o decreto, se necessário.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.