Tecnologia e inovação na construção civil do Litoral Norte de SC são destaque na América Latina

A tecnologia é indispensável para melhorar a qualidade da construção civil, bem como trazer viabilidade financeira e ecológica aos empreendimentos. Nesse quesito, o Litoral Norte de Santa Catarina é destaque em toda a América Latina.

Engenheiro destaca tecnologia e inovação em Balneário Camboriú

Construção civil é setor de destaque em Balneário Camboriú, contribuindo com a geração de emprego e crescimento da cidade – Foto: Bruno Golembiewski/ND

Tecnologia em pauta

Na noite da última quarta-feira (9), o engenheiro e gerente de operações da FG Empreendimentos, Gustavo Simas, participou da Concrete Show, em São Paulo. Na maior feira de construção civil da América Latina, Simas apresentou a tecnologia aplicada no Boreal Tower, caso de destaque da FG em Balneário Camboriú.

Ele apresentou todo o processo de industrialização da construção do edifício, falando de formas de alumínio para estrutura, fachada ventilada, piso elevado e piscinas modulares que chegam prontas na obra.

‘Mais emprego, sustentabilidade e qualidade’

Simas pontuou que essas inovações são fundamentais para otimizar a mão de obra, a parte financeira e de sustentabilidade, bem como contribuem na geração de empregos pois novas empresas especializadas na área acabam surgindo durante o processo.

O engenheiro mostrou os índices que reforçam essa tendência, também alinhada com os ODS (Objetivos de Desenvolvendo Social) da ONU (Organização das Nações Unidas) na busca por um sistema ainda mais sustentável.

Inclusive, o Brasil é apontado como o quinto país com mais construções sustentáveis no mundo, conforme o USGBC, Conselho Estadunidense de Construções Sustentáveis na tradução. O ranking leva em conta 180 países e analisa projetos desde o início até as operações finais.

Nesse contexto, o representante da FG no Concrete Show salienta que “é possível produzir em escala na indústria e instalar na obra, reduzindo prazos, melhorando a qualidade do produto e reduzindo resíduos”, bem como reforça a importância da profissionalização do setor.

Boreal Tower foi caso de sucesso apresentado por Simas em São Paulo – Foto: FG Empreendimentos/Divulgação/ND

Com isso, o engenheiro destaca que pode haver uma redução do cronograma de entrega das obras, maior garantia de qualidade, segurança em todas as etapas, sustentabilidade e obra limpa. “No Boreal Tower projetamos uma redução de 60% nos resíduos produzidos”, acrescenta.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.