Jair Bolsonaro deve cortar duas cidades da viagem a Santa Catarina para incluir Joinville

Ás vésperas da chegada do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para um roteiro de dois dias para alavancar candidaturas a prefeito do PL em Santa Catarina, Joinville entrou na lista. O maior colégio eleitoral do Estado havia sido descartado semana passada, mas foi incluída após pedido do governador Jorginho Mello (PL), que deseja impulsionar a candidatura de Sargento Lima (PL).

Jair Bolsonaro no CPAC em Balneário Camboriú

Ex-presidente Bolsonaro no CPAC – Foto: Germano Rorato/ND

O ajuste, no entanto, deve excluir do mapa de Jair Bolsonaro duas cidades do Sul do Estado: Tubarão e Criciúma, onde o PL tem como candidatos a prefeito, respectivamente, o deputado estadual Estener Soratto (PL) e o deputado federal Ricardo Guidi (PL).

Mais uma vez pesou a logística. O ex-presidente havia manifestado desconforto com a ideia original do governador Jorginho Mello de realizar seis ou sete comícios ao longo de três dias, incluido cidades no Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. Com a mudança, ele chegaria e deixaria o Estado pelo mesmo aeroporto, em Navegantes.

Jair Bolsonaro chega dia 19, às 11 horas – conforme anunciou o senador Jorge Seif em vídeo com o ex-presidente. Eles não detalham as cidades do roteiro.

Ao longo das negociações, foram sendo riscadas da lista Blumenau, Jaraguá do Sul e Joinville. Esse era o cenário na última sexta-feira, mas as conversas continuaram. Jorginho e as deputadas federais Júlia Zanatta e Caroline de Toni tentavam a inclusão das três cidades. Bolsonaro cedeu parcialmente no pedido, mas cortou o roteiro pelo Sul do Estado marcado para 20 de setembro.

Jorginho Mello ainda tenta convencer Bolsonaro a recolocar Criciúma no roteiro. Na cidade, Ricardo Guidi (PL) enfrenta uma forte disputa com Vaguinho Espíndola (PSD).

Como estão as eleições nas cidades que Jair Bolsonaro vai visitar

Do roteiro de Jair Bolsonaro por Santa Catarina, duas cidades estão garantidas. Em Balneário Camboriú, o radialista Peeter Grando (PL) polariza a disputa com a vereadora Juliana Pavan (PSD) e aposta todas as fichas na visita de Bolsonaro para vencer a disputa. O filho do ex-presidente, Jair Renan Bolsonaro (PL), é candidato a vereador.

Em Itajaí, o ex-secretário estadual Robison Coelho é o nome do PL na disputa pela prefeitura também marcada pela presença do vereador Osmar Teixeira (PSD) e o deputado federal Carlos Chiodini (MDB).

Em Joinville, o prefeito Adriano Silva (Novo) é favorito na disputa e aposta do Novo para as eleições estaduais de 2026 caso seja reeleito. Sargento Lima tenta ganhar corpo junto aos eleitores do ex-presidente, que recebeu 69% dos votos da cidade no primeiro turno da eleição presidencial em 2022.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.