Mais de 35 kg de lixo são removidos da Praia do Pinho em Balneário Camboriú

Mais de 35,3 kg de lixo foram retirados do costão da Praia do Pinho em Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina. A limpeza foi realizada na quinta-feira (17), pela Ambiental, e recolheu 646 itens, como garrafas de vidro, isopor, latinhas e copos plásticos.

Empresa recolhe mais de 35 kg de lixo em praia de BC

Veja quantidade de resíduos coletados na última quinta-feira (17) – Foto: PMBC/Reprodução/ND

Desde junho, 485 kg de lixo foram removidos dos costões rochosos, regiões de transição entre os meios terrestres e marinhos. Os itens estavam em parte dentro da água, mas a maioria fora dela.

Mais de 1,2 tonelada de lixo

Entre agosto de 2021 e junho de 2022, 15,6 mil itens foram encontrados ao longo de 13 pontos dos costões de Balneário Camboriú. Desse montante, 38% do material era plástico (sacos, tampinhas, copos, embalagens, hastes de cotonete, entre outros).

Além disso, 19% do lixo era plástico espumoso, 18% vidro ou cerâmica e 11% material de pesca. Cerca de 90% dos resíduos estavam fora da água, sendo que ao todo foi coletada 1,2 tonelada. Considerando apenas as coletas subaquáticas, predominou o material de pesca (68%), seguido de plástico (18%).

O serviço de coleta nos costões passou a integrar a limpeza urbana do município em junho de 2023, a cargo da empresa Ambiental em parceria com a Univali (Universidade do Vale do Itajaí). Antes disso, a secretaria do Meio Ambiente realizava a limpeza também junto à Univali.

As ações são realizadas às terças e quintas-feiras, dependendo das condições climáticas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.