Operação Phishing Family: polícia investiga um dos melhores hackers do Brasil atuando em SC

A operação Phishing Family começou na manhã desta terça-feira (24), através da DCE (Delegacia de Combate a Estelionatos) e do Departamento de Investigações Criminais, em Blumenau e outras cidades da região de Santa Catarina.

Operação Phishing Family

Polícia cumpriu 12 mandados de busca e apreensão na Operação Phishing Family – Foto: Polícia Civil/Reprodução/ND

Segundo a Polícia Civil, os suspeitos pertencem à mesma família e operam por meio de uma empresa com sede em Ascurra. Conforme as investigações, eles teriam causado um prejuízo de mais R$ 90 mil a pelo menos três cooperados, por meio de empréstimo não autorizados.

Ainda conforme a polícia, eles também estão sendo investigados por lavagem de dinheiro.

O principal articulador do grupo é um homem de 51 anos, que é um velho conhecido da polícia civil. Isso porque ele tem diversas passagens por crimes na internet. Ele chegou a ser preso pela Polícia Federal, em 2017, sendo considerado um dos maiores hackers do sul de Brasil.

Operação Phishing Family

Operação Phishing Family começou nesta segunda-feira (24) – Foto: Polícia Civil/Reprodução/ND

Como funciona o golpe que a operação Phishing Family investiga

A investigação ainda mostrou como os golpistas agiam. Conhecido como “phishing scam”, os criminosos usam engenharia social para enganar as vítimas, se passando por instituições financeiras e coletando dados sensíveis, como dados do cartão de crédito e senhas.

Até o momento, estão sendo cumpridos 12 mandados de busca e apreensão em Blumenau, Ascurra, Indaial, Balneário Camboriú e Lages.

Polícia Civil cumpre mandados de busca e apreensão

Um dos investigados é o maior hacker do sul do Brasil – Foto: Polícia Civil/Reprodução/ND

Durante as buscas, a polícia apreendeu dispositivos eletrônicos, um veículo, documentos e outros itens essenciais para a continuidade da investigação.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.