Sente dores nas costas com frequência? Veja possíveis causas, complicações e soluções

Estrutura essencial para a movimentação e sustentação do corpo humano, a coluna vertebral é uma das mais prejudicadas com atitudes incorretas no dia a dia. Por conta disso, dores nas costas, na lombar ou desconforto ao sentar são problemas cada vez mais comuns.

Inclusive, um estudo da OMS (Organização Mundial da Saúde) apontou que cerca de 80% da população global sofre com dores nas costas.

Dores nas costas afetam 80% da população mundial

Ortopedista comenta os principais problemas que podem causar dor nas costas – Foto: Freepik/Reprodução/ND

Posições incorretas causam dores nas costas?

Conforme o Dr. Felipe Zamboni, ortopedista e traumatologista de Itajaí e Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina, não existe por definição uma posição incorreta para a coluna vertebral, já que o corpo humano é flexível e adaptado a diversos movimentos.

Contudo, Zamboni faz um alerta: “Na verdade, incorreto é permanecer por muito tempo em uma posição de extrema flexão da coluna, forçando as estruturas, músculos e articulações”.

Ficar muito tempo sentado, com as pernas cruzadas, deitado no sofá com a cabeça baixa ou com a cervical extremamente flexionada são alguns dos fatores que podem levar às dores nas costas, detalha o ortopedista.

Felipe ainda comentou que “a repetição frequente desses movimentos pode levar o corpo da pessoa a se acostumar com uma posição desajeitada”, que causa desconforto e agrava os problemas decorrentes.

Atualmente, por conta da grande presença de aparelhos eletrônicos como celulares e computadores no cotidiano do ser humano, passamos horas e horas em frente às telas sem perceber a pressão exercida sobre a coluna vertebral.

Situações como essa também são muito frequentes no trabalho, onde colaboradores ficam concentrados nas funções e esquecem dos cuidados pessoais e físicos.

O que também agrava a percepção desses problemas é que a dor, muitas vezes, não é percebida imediatamente. Normalmente notamos as dores nas costas durante a noite, quando já não estamos mais exercendo aquele movimento prejudicial.

“Por conta disso, as pessoas acabam não relacionando a dor com a má postura”, acrescenta Zamboni.

Problemas ocasionados pela má postura

O ortopedista comentou que as lesões degenerativas são os problemas mais comuns ocasionados pela falta de cuidados com a coluna vertebral. Elas ocorrem quando deixamos a coluna flexionada ao extremo por muito tempo, criando uma pressão em alguns músculos ou estruturas.

Os discos intervertebrais, que ficam entre as vértebras da coluna cervical, são um exemplo de articulações afetadas com isso. Ao exercer uma grande pressão sobre eles, a passagem do sangue pelos discos é prejudicada, levando ao desgaste e desnutrição do tecido.

“Isso afasta a irrigação sanguínea dentro do disco e, quando por muitas horas, também afasta a chegada de células à estrutura e causa a degeneração e degradação do tecido. Por consequência, isso o torna mais propício a rupturas, hérnias de disco, inflamação, entre outros sintomas”, informa Felipe.

Essas lesões também podem ocorrer de forma aguda, quando erguemos um peso exagerado com uma má execução do movimento.

Veja como cuidar melhor da postura – Foto: Freepik/Reprodução/ND

Cuidados no dia a dia

Conforme o ortopedista e traumatologista, o ideal para prevenir problemas com a coluna é se corrigir no dia a dia, prestando atenção aos movimentos e posições que predominam no cotidiano.

Ele argumentou que as posições “incorretas” normalmente causam algum desconforto ou dor e, portanto, devem ser evitadas. Já aqueles desconfortos que não são corrigidos com a melhora da postura devem ser investigados com um ortopedista experiente.

Dessa maneira, procure apoiar as costas na cadeira em um ângulo de 90°, deixando as pernas com o mesmo ângulo em relação ao chão. Telas e monitores devem ser mantidos na altura dos olhos, enquanto os antebraços ficam apoiados na mesa.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.