Desfiles no 7 de setembro: confira a programação no Litoral Norte de SC

O feriado nacional de 7 de setembro, que celebra o dia da Independência do Brasil, será marcado por desfiles cívicos envolvendo escolas, agentes de segurança, grupos e entidades das cidades do Litoral Norte de Santa Catarina, como Itajaí, Balneário Camboriú e Navegantes.

Os municípios já confirmaram que devem realizar desfiles na data comemorativa, com exceção de Navegantes, onde a ação deve ficar por conta da EEB Adelaide Konder.

Mais de 70 grupos devem participar da solenidade em Itajaí – Foto: Secom Itajaí/Reprodução/ND

Confira a seguir como devem ser os desfiles em cada cidade

Itajaí

A partir das 8h30 desta quinta-feira, 7 de setembro, terão início as celebrações em alusão à Independência do Brasil em Itajaí, na avenida Beira-Rio. O desfile está marcado para às 9h, partindo do Centreventos e seguindo em direção à Praça Genésio Miranda Lins.

São esperadas mais de 20 mil pessoas acompanhando os desfiles, com outras 5 mil participando ativamente do momento cívico. O tema do ato neste ano será “Bicentenário da Independência do Brasil, Itajaí 163 anos de histórias”.

Supervisor da diretoria executiva do município, Paulo Sérgio Cabral destaca a participação de mais de 70 grupos no desfile de 7 de setembro. Ele afirmou que escolas, associações, Lions Clube, escoteiros, forças armadas, grupos de carros, motos, CTG e Siritopeia devem estar presentes.

Já a abertura da Semana da Pátria de Itajaí foi realizada na manhã desta segunda-feira (4), às 9h30, em frente à Igreja Matriz da cidade. Autoridades, forças armadas, alunos, professores e diretores da rede municipal de educação, bem como a Banda Filarmônica compareceram.

A programação segue com homenagens cívicas nas unidades de ensino até quarta-feira (6).

Balneário Camboriú

Adotando o mesmo tema do desfile de 2022, cancelado por conta das condições climáticas, neste 7 de setembro Balneário Camboriú vai às ruas para o desfile cívico com o tema “Balneário Camboriú: Nossa maior riqueza é cuidar das pessoas”.

Como já é tradição, o ato deve ser realizado em dois locais: no Centro, a partir das 9h na 4ª Avenida, partindo da rua 1.500; e no bairro da Barra, na rua José Francisco Vítor, a partir das 14h30.

Conforme o prefeito Fabrício Oliveira (PL), o mesmo tema será mantido também para aproveitar todo o material produzidos por escolas e entidades no ano passado. Ele lembrou que a cidade ficou sem desfiles também em 2020 e 2021, por conta da pandemia.

O Executivo espera cerca de 10 mil pessoas assistindo ao evento e informou que os demais detalhes sobre o trajeto e ordem do desfile devem ser divulgados em breve. Apresentações das forças de segurança, grupos, entidades e escolas fazem parte da programação em Balneário Camboriú.

Solenidades não foram realizadas em Balneário Camboriú entre 2020 e 2022 – Foto: PMBC/Reprodução/ND

Navegantes

O município de Navegantes não fará desfile nesta quinta-feira, contudo, a EEB Adelaide Konder fará esse papel. A escola estará na rua Orlando Ferreira, às 9h, no bairro de Machados, com quase mil pessoas participando da solenidade.

A escola informou que a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, EEB Prof. Júlia Miranda de Souza e escoteiros foram convidados para o desfile. Cerca de 850 alunos da unidade devem participar, além de 70 professores, banda marcial e atletas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.