Litoral Norte de SC pode ganhar terceira faixa na BR-101 em até 11 meses; veja o que se sabe

O colapso da malha viária catarinense, principalmente o trafego na BR-101, trecho entre Governador Celso Ramos e Barra Velha, foi tema de uma audiência pública realiza pela Comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbano. Audiência aconteceu na última terça-feira (5).

Terceira faixa seria uma solução para “desafogar” o trânsito – Foto: Arteris Litoral Sul/Divulgação/ND

A BR-101, é a principal rodovia do país e do Estado, atravessando 32 municípios catarinenses, e é considerada a engrenagem principal do crescimento econômico, turístico e populacional do Estado. Entretanto, está sendo motivo de reclação por conta da dificuldade em locomoção dos motoristas.

Segundo o  representante da Arteris, Antônio Cesar Ribas Sás, “com base no resultado da terceira faixa, conseguimos entregar, em um prazo de 11 meses, 15 quilômetros de terceira faixa que trouxeram maior mobilidade para a região de Palhoça e São José”, disse. Antônio destaca que está em fase de projeto executivo, terceiras faixas de Balneário Camboriú a Penha nos dois sentidos.

“Além disso, estamos planejando a construção de uma ponte sobre o Rio Itajaí na ligação das marginais. Manteríamos a ponte já existente e com a nova estrutura, desviaríamos o tráfego para esse local e faríamos a ampliação de capacidade da ponte atual para incluir o acostamento ou a continuação da terceira faixa”, explicou.

Participaram da audiência pública, o presidente da Comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbano, Lunelli (MDB), o proponente e coordenador da Bancada do Vale do Itajaí, deputado Emerson Stein (MDB), os deputados Marcos da Rosa (UB) e Mauricio Peixer ( PL).

Além do promotor André Tavares Coutinho, do Ministério Público Federal; Avelino Machado, da Polícia Rodoviária Federal; Orlei Damásio Silveira, da ANTT; Antônio Cesar Ribas Sás, representando a empresa Arteris; Carlos José Kurtz, da Fiesc; Alysson Rodrigues de Andrade, do DNIT; e Rui Gobbi, representando a Fetrancesc, autoridades políticas e empresariais do Estado.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.