Saiba por que o bairro da Velha é o líder na busca da casa própria em Blumenau

No início deste mês, uma pesquisa nacional revelou que o bairro da Velha é o mais procurado em Blumenau, no Vale do Itajaí, na busca pela casa própria. Ao Portal ND+, dois empreendedores do ramo imobiliário da cidade emitiram opiniões a respeito e explicaram as razões para isso.

Parque Ramiro Ruediger é um dos principais atrativos do bairro da Velha, em Blumenau – Foto: Michele Lamin/PMB

Segundo o boletim Radar Imobiliário, elaborado pela plataforma DataZap+, o bairro da Velha figura com 11,3% das intenções de busca na procura pelo imóvel próprio em Blumenau, de julho de 2022 a julho de 2023. Em seguida, aparecem os bairros Água Verde (10,16%) e Vila Nova (7,83%).

Somados, estes três bairros concentram quase um terço da demanda imobiliária na cidade para aquisição de imóveis residenciais. Estes percentuais, no entanto, não figuram nas mesmas posições quando o assunto é morar de aluguel.

Dois empresários do setor ouvidos pela reportagem do Portal ND+ disseram que, em suas imobiliárias, outros bairros da cidade que não aparecem nas primeiras posições deste levantamento, como Ponta Aguda e Escola Agrícola, por exemplo, também possuem alta procura na compra do imóvel próprio, seja casa ou apartamento.

Bairro Ponta Aguda também é um dos mais procurados na busca do imóvel próprio, segundo empresários – Foto: Divulgação/NDTV

Porém, com relação ao bairro da Velha, há um consenso quanto aos motivos pelos quais ele aparece na primeira posição. Fatores como a proximidade do Centro, grande quantidade de empresas, serviços, lojas, e supermercados no bairro, investimentos em mobilidade urbana e a existência de grandes áreas de lazer ou eventos foram alguns dos motivos elencados.

“Acredito que a região da Vila Germânica é mais procurada por acessibilidade. Próximo de tudo, fácil para se deslocar, tanto para os bairros quanto para o Centro. Temos vários tipos de imóveis e o local atraiu muito, tanto para investimento como para morar”, relata o empresário Osni Cipriani, responsável pela Oma Construtora e Incorporadora.

Parque Vila Germânica, palco da Oktoberfest, fica localizado no início do bairro da Velha, em Blumenau – Foto: iStockphoto/Divulgação/ND

Outro ponto observado é o lançamento de apartamentos, por exemplo, para compra na planta, onde os interessados pelo imóvel próprio se beneficiam do preço mais em conta do apartamento no projeto e a valorização da área entre o lançamento e o término da obra. A questão de o bairro ter áreas livres de enchentes, deslizamentos e inundações também foi lembrada.

“Eu acredito que seja o bairro mais tradicional aqui de Blumenau. Não que seja o melhor bairro para se morar, mas essa questão da Vila Germânica, do Parque Ramiro, isso traz um peso muito grande. A própria rua Humberto de Campos, que trouxe mais mobilidade para a região e a grande concentração de empreendimentos imobiliários, basicamente prédios, contribui para a valorização deste local” afirma Ricardo Cubas, diretor da TorreSul Imobiliária.

Prolongamento da rua Humberto de Campos, em Blumenau, contribui para crescimento imobiliário da região – Foto: Rodrigo Vieira/NDTV

Com relação ao perfil do comprador do primeiro imóvel, Ricardo Cubas avalia que o público que lhe procura é basicamente composto por casais de 22 até 35 anos de idade. Para ele, há quem busque o imóvel próprio pensando no casamento, pensando em deixar de morar com os pais ou, em sua maioria, sair do aluguel.

“Normalmente são casais. (…) E a gente sempre brinca, que nesse caso é o cara que quer sair da casa da sogra. E esse é um público muito forte, além daquele que está pagando aluguel e já entendeu que pagar aluguel é jogar dinheiro fora”, opina o especialista.

Cenário imobiliário de Blumenau contrasta com o do Litoral

Segundo os dois empreendedores, o perfil imobiliário do Litoral Norte Catarinense, que possui um dos metros quadrados mais caros do Brasil, é bem diferente de Blumenau.

Balneário Camboriú lidera ranking nacional de valorização imobiliária e é uma das cidades com o metro quadrado mais caro do Brasil – Foto: Arquivo/Bruno Golembiewski/ND

Neste local, a procura por imóveis com a finalidade de investimento tem crescido, de forma paralela à valorização crescente das áreas urbanas destas cidades, motivada também pela especulação.

“No Litoral, a gente trabalha com algo em torno de 30% de (imóveis para) investimento. O resto ainda é cliente que quer adquirir seu primeiro imóvel no Litoral”, afirma Osni Cipriani.

Osni Cipriani, responsável pela Oma Construtora e Incorporadora, de Blumenau – Foto: Arquivo Pessoal/Redes Sociais/Reprodução/ND

Ainda na região litorânea, há relatos de pessoas que compraram imóveis há muitos anos e que ficaram milionárias ao vender casas acanhadas em terrenos maiores para grandes incorporadoras. Por lá, casas de madeira que resistiram ao tempo geralmente acabam cedendo espaço para arranha-céus de alto padrão.

“Eu tenho uma tia que tinha uma casa de madeira, velhinha, uma casa muito precária mas que tinha comprado esse terreno com os irmãos dela há uns 40, 50 anos. Ela pagou praticamente nada e agora ela vendeu esse terreno por R$ 1,5 milhão, faz um mês. Então, isso resolveu a vida dela. Mas isso acontece no litoral, porque lá era um mercado muito pequeno, não era procurado. E de 4, 5 anos para cá, houve um boom imobiliário com grandes construtoras investindo lá. Justamente porque tinha muito terreno. Blumenau é diferente, já existe um mercado consolidado” pontua Ricardo Cubas.

Ricardo Cubas, responsável pela TorreSul Imobiliária, em Blumenau – Foto: Arquivo Pessoal/Redes Sociais/Reprodução/ND

O futuro aponta para o Norte, afirma empresário

Mesmo que hoje o bairro da Velha figure como o mais procurado para a compra do imóvel próprio, Ricardo Cubas acredita que em breve este cenário pode mudar.

Protagonista do crescimento urbano de Blumenau nas últimas décadas, o bairro Itoupava Central, que hoje é o mais procurado para quem busca morar de aluguel, caminha para muito em breve se tornar o bairro com a maior valorização imobiliária da cidade e também para a busca da casa própria, segundo o empresário.

Itoupava Central, na região norte da cidade, é o bairro mais procurado para morar de aluguel – Foto: Arquivo/Prefeitura de Blumenau/Divulgação/ND

“A região que mais cresce em Blumenau é a região norte da cidade. A Itoupava Central tem muita área livre, seja área livre de enchente, livre de desastres naturais, mas livre para construir também. Então, se a pessoa busca valorização imobiliária, é justamente aqui que vai ocorrer a maior valorização, o maior boom imobiliário da cidade de Blumenau nos próximos anos”, acredita Cubas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.