Empreendedorismo e inovação são pauta em projeto que beneficia estudantes de Balneário Camboriú

Através da 3ª edição do projeto Futuros Disruptivos – Geração de Criativos Sociais e Bio Inovadores, um grupo de alunos da rede municipal de ensino de Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina, serão incentivados ao empreendedorismo e inovação.

A iniciativa busca aproximar os alunos, de 9 a 11 anos, à sustentabilidade, criatividade, desenvolvimento de soluções para problemas sociais e do Design Thinking, processo de pensamento crítico, criativo e organizacional.

Inovação e empreendedorismo são pauta em projeto em Balneário Camboriú

Ainda, projeto recebeu premiações a nível estadual e nacional – Foto: Ednilson Alves/Divulgação/ND

Inovação e soluções criativas em foco no programa

Na última terça-feira (19), a 3ª edição do projeto foi lançada oficialmente em um evento que contou com a presença de crianças, familiares, professores e autoridades do município para apresentação da programação e entrega de kits, com uniforme e eco-copo.

O objetivo do programa é fomentar o empreendedorismo, a inovação e a criação de novas ideias nos estudantes, além de soluções diferentes para a sociedade, conforme explica Janaína Tomio, integrante da organização da iniciativa.

Coordenadora de Inovação da Univali (Universidade do Vale do Itajaí), Janaína também espera que “as crianças possam retornar para a sala de aula e disseminar os ensinamentos que tiveram no projeto”. Ela pontuou que a iniciativa busca alcançar cada vez mais alunos.

Programa terá duas aulas presenciais por semana até 30 de novembro – Foto: Ednilson Alves/Divulgação/ND

Professor traz método diferente para sala de aula

O programa Futuros Disruptivos terá aulas duas vezes por semana até 30 de novembro, sempre com encontros presenciais. O quadro de professores é formado por profissionais da Univali e das empresas parceiras, que irão ministrar 10 módulos.

Dando um spoiler de como serão as aulas, o professor e designer Gustavo Russo contou sobre o primeiro módulo, intitulado Como vamos mudar o mundo.

“As minhas atividades serão ao ar livre, não dentro de sala de aula. A ideia é que a gente faça jogos colaborativos, nos quais o aluno comece a entender que é junto que a gente chega nos lugares e nas grandes soluções”, comentou Russo.

Temas voltados ao indivíduo, relacionamentos interpessoais, meio ambiente e empreendedorismo também serão abordados, confira:

  • Módulo 1 — Como vamos mudar o mundo — Gustavo Russo
  • Módulo 2 — Heróis com propósito — Luciane Gobbo
  • Módulo 3 — Guia prático: ajudando a cuidar da natureza — Carla dos Santos Rosário, da Oceanic Aquarium
  • Módulo 4 — Arquitetando um plano — Daniela de Aquino
  • Módulo 5 — OMG! Essa é uma ótima ideia — Bianka Cappucci Frisoni
  • Módulo 6 — Quero empreender, e agora? — Humberto César Neto, da Credifoz
  • Módulo 7 — Maker: hands on! — Álvaro Galrão
  • Módulo 8 — Inovação: seu passaporte para o mundo — Lisandro Vieira, da WTM Internacional
  • Módulo 9 — XP Maker — Alexandre Reis
  • Módulo 10 — Uhu! Hora de hitar a ideia — Greice Botelho

Programa busca aproximação dos alunos com a inovação e empreendedorismo – Foto: Ednilson Alves/Divulgação/ND

Ana, uma das alunas do CAIC Ayrton Senna da Silva e que vai participar do Futuros Disruptivos, sonha em ser obstetra. Assim, ela espera adquirir conhecimentos importantes no programa para poder ajudar a cidade.

Na conclusão do projeto, os alunos vão visitar o parque Aventura Jurássica, inaugurado no último sábado (23) em Balneário Camboriú.

Projeto premiado a nível estadual e nacional

O projeto Futuros Disruptivos foi destaque no Prêmio Inovação Catarinense – Professor Caspar Erich Stemmer na edição de 2021. A professora Bianka Cappucci Frisoni, idealizadora do projeto, conquistou o primeiro lugar na categoria professor inovador.

Já no final de 2022 foi a vez do projeto conquistar a medalha de bronze na categoria Design Social da 12ª edição do BDA (Brasil Design Award). Ao todo, mais de 1,7 mil projetos de todo o Brasil foram inscritos, dos quais 250 foram premiados.

Além disso, o projeto Futuros Disruptivos foi um dos premiados na 2ª edição do Design for a Better World Award e recebeu medalha de ouro na 3ª edição do Prêmio Regional de Inovação na categoria Produtos e Serviços, recebendo a de prata na categoria Inovação Social.

O projeto institucional ainda é contemplado na ONU (Organização das Nações Unidas) devido ao alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 4, 11 e 17.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.