Líderes sindicais da Fecomércio: a força por trás do comércio catarinense

Líderes sindicais da Fecomércio: a força por trás do comércio catarinense

Além de belas praias, o comércio de Balneário Camboriú sente os impactos positivos com a ampliação de horário no comércio – Foto: Divulgação

Em meio à paisagem exuberante que reúne os mais altos prédios do Brasil e praias paradisíacas, Balneário Camboriú virou destino para milhares de turistas durante a temporada. Entre dezembro e março, a cidade de 120 mil habitantes recebe mais de dois milhões de pessoas. Com isso, a demanda por serviços e compras se intensifica, tornando essencial a adaptação do comércio local às necessidades dos turistas.

O Sindilojas de Balneário Camboriú, representando os empresários do setor, liderou uma iniciativa para a obtenção do horário livre no comércio, que permite a abertura dos estabelecimentos das 9h à meia-noite. Essa medida foi uma, entre tantas conquistas da entidade, para atender às demandas dos turistas que desejam fazer compras e aproveitar os serviços durante todo o dia e a noite.

O sindicato promoveu diálogos construtivos com a prefeitura, associações de moradores, e outras entidades comerciais, buscando uma solução que fosse benéfica para todos.

“O horário livre no comércio é uma grande vitória não apenas para os empresários, mas também para os visitantes e moradores locais. Agora podemos oferecer mais opções e conveniência, o que fortalece nossa economia e promove o desenvolvimento da cidade”, explica a presidente do Sindilojas de Balneário Camboriú, Rosemari Tomazoni.

Líderes sindicais da Fecomércio: a força por trás do comércio catarinense

Rosemari Tomazoni, presidente do Sindilojas de Balneário Camboriú – Foto: Divulgação

Outro feito importante para o desenvolvimento e fortalecimento do comércio local foi a desburocratização para a abertura de empresas. Em Balneário Camboriú, o tempo estimado é de 32 horas, enquanto no Brasil o tempo médio é de 30 dias.

Para o empresário Anésio Ferrer, dono de uma rede de supermercados na cidade, a rapidez para abertura de empresas e o horário estendido são fundamentais para que os negócios prosperem. “Com mais tempo para atender, conseguimos ampliar o número de empregados em 30%. Além disso, a redução de burocracias e prazos incentiva mais pessoas a empreenderem. Isso cria um ambiente propício para a inovação, diversificação de negócios e aumento da concorrência, o que é benéfico para a economia como um todo”, comenta.

Líderes sindicais da Fecomércio: a força por trás do comércio catarinense

Anésio Ferrer, dono de uma rede de supermercados em Balneário Camboriú – Foto: Divulgação

O trabalho desenvolvido pelo Sindilojas de Balneário Camboriú na conquista do horário livre no comércio é um exemplo do que ocorre de forma descentralizada em todo o estado de Santa Catarina nos 65 sindicatos filiados à Fecomércio-SC. Cada um, dentro de suas peculiaridades e desafios, desempenha um papel essencial na promoção do desenvolvimento econômico e na defesa dos interesses do comércio serviços e turismo.

Em Itajaí, o Sindilojas demonstra preocupação com o impacto causado pela queda na movimentação de cargas no Porto da cidade. Desde janeiro, houve queda de 95% na movimentação dos berços de atracação por causa de indefinições no modelo que seria adotado a partir deste ano no terminal portuário. Isso impacta tanto na geração de empregos de trabalhadores avulsos, como estivadores, que só recebem por trabalho executado, como no desenvolvimento econômico da cidade.

Líderes sindicais da Fecomércio: a força por trás do comércio catarinense

Queda na movimentação de cargas no Porto é preocupação para o Sindilojas de Itajaí. Terminal é responsável por grande parte do desenvolvimento econômico da cidade. – Foto: Divulgação

“Sem o porto funcionando normalmente, o comércio da cidade sente muitos impactos negativos. Afinal o porto é a base de muitos de nossos associados. Perde a oficina mecânica, a mão de obra, as lanchonetes, os serviços que atuam de forma direta ou indireta vinculados ao terminal”, explica Bento Ferrari, presidente do Sindilojas de Itajaí.

Bento Ferrari, presidente do Sindilojas de Itajaí – Foto: Divulgação

No começo de setembro, a ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) definiu a empresa que irá realizar o arrendamento transitório do porto pelos próximos dois anos. A escolhida foi a MMS Empreendimentos que, a partir de agora, terá de apresentar uma série de documentos de habilitação, que serão analisados e julgados.

O Porto de Itajaí é responsável por grande parte do desenvolvimento econômico da cidade. Empresas de logística, de exportação, entre outras, estão na cidade por causa do terminal.

A atuação proativa do sindicato demonstra que, quando a iniciativa privada e os órgãos representativos trabalham juntos, é possível alcançar resultados significativos que beneficiam a todos, impulsionando o desenvolvimento econômico e proporcionando um ambiente de negócios cada vez mais favorável.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.