Itajaí tem pontos de alagamento e nível dos rios começa a aumentar

Equipes da Defesa Civil de Itajaí, Balneário Camboriú, Brusque, Penha, Camboriú e demais cidades do Litoral Norte de Santa Catarina estão de prontidão por conta da previsão de fortes chuvas neste sábado (7).

Em Itajaí a manhã começou com chuva fraca e intervalos, porém já aumentou de intensidade e há previsão de tempestades num curto espaço de tempo. A expectativa é que a chuva se mantenha ao longo do dia, com acumulados que podem chegar a 40 mm.

chuva começa em Itajaí; equipes estão em alerta

Chuva voltou a Itajaí com maior intensidade na manhã deste sábado (7) – Foto: Ariel Silva/Reprodução/ND+

Os níveis dos rios em Itajaí estão aumentando lentamente e a orientação é que a população que more em áreas mais baixas fique em alerta. A avenida Oswaldo Reis, em Itajaí, já registrou pontos de alagamentos nesta manhã. O bairro Cidade Nova também.

Níveis dos rios volta a subir em Itajaí – Foto: Secom Itajaí/Reprodução

Balneário Camboriú

Nas últimas 12 horas, foi registrado um acumulado de 1.8mm de chuva em Balneário Camboriú. Ao longo desta sexta-feira (6), não houve registro de novas ocorrências e precipitações significativas. O nível do Rio Camboriú marca 1,66m.

A Defesa Civil continua reforçando o alerta de fortes chuvas previstas para este sábado e domingo (8), principalmente para moradores de áreas ribeirinhas e encostas.

Itajaí volta a registrar pontos de alagamentos na manhã deste sábado (7) – Vídeo: Ariel Silva/Reprodução/ND+

Neste sábado, todos os setores responsáveis se reunirão na prefeitura, junto ao gabinete, em um plantão que visa a rápida tomada de decisões em caso de necessidade.

Defesa Civil, Obras, Inclusão Social, Segurança, Agentes de Trânsito e demais setores municipais estarão de prontidão, garantindo ações como limpeza urbana, desobstrução de bocas de lobo, segurança viária e organização de abrigo. A Defesa Civil segue monitorando a situação na cidade.

Brusque está otimista

A primeira reunião do Grac (Grupo de Resposta e Ações Coordenadas), instituído pelo prefeito André Vechi, no fim de tarde desta sexta-feira (6), terminou com projeções climáticas positivas, que contrapõem informações alarmistas divulgadas recentemente pela Defesa Civil e meteorologistas.

Edevilson Cugiki, agente de Defesa Civil, mostrou diversos modelos climáticos para os próximos três dias. Em seu relato, ele abordou as previsões mais otimistas e, também, as mais pessimistas para a bacia hidrográfica de Brusque. Todas elas, até o momento, não apontam para a ocorrência de enchentes na cidade.

“A nossa realidade é muito diferente da bacia que alimenta o município de Blumenau”, explica Cugiki. “A de Blumenau é muito maior que a nossa, que compreende os municípios de Vidal Ramos, Presidente Nereu Ramos, Botuverá e Brusque. As previsões do tempo da Defesa Civil do estado e da Epagri-Ciram mostram uma melhora significativa na previsão para o município e para a região”, complementa.

Bairro Cidade Nova em Itajaí na manhã deste sábado (7) – Foto: Reprodução/ND

O servidor explica, ainda, que é esperado um acumulado de pouco mais de 137 milímetros de chuva, espaçados em três dias. Para se ter uma ideia, na última quarta-feira (4), quando o rio Itajaí Mirim saiu de sua calha, foram mais de 100 milímetros de chuva em oito horas.

“Ou seja, é uma situação completamente diferente. É um cenário animador. É claro que demanda atenção. Caso haja qualquer mudança, iremos rodar novamente as projeções de nível para Brusque, para poder alertar quem mora nestas áreas”, salienta.

Por enquanto, o maior risco é para a ocorrência de deslizamentos pontuais, sobretudo em áreas de risco. “A população que mora em áreas que alagam, ou então aqueles que moram em áreas de deslizamento, devem ficar um pouco mais atentos (…) rodando alguns modelos, o pior cenário indica um pico de pouco mais de quatro metros. Com isso, o rio acaba não saindo da calha nem nas proximidades da Ponte Estaiada. Lembrando que é um modelo de agora, sexta-feira, que pode mudar”, enfatiza.

Penha

A Prefeitura de Penha continua em alerta e monitoramento diante da previsão de fortes chuvas para os próximos dias, seguindo orientações da Defesa Civil de Santa Catarina. Na tarde desta sexta-feira (6), o Prefeito de Penha, Aquiles da Costa, convocou nova reunião do Grac buscando alinhar as equipes para situações de emergência.

O grupo, composto pelas secretarias municipais, 7º Batalhão de Bombeiros Militar de Penha, Bombeiros Voluntários, Polícia Militar, Grupo de Resgate e Ação de Salvamento Coordenado (GRASC) e representantes da sociedade civil organizada, ressaltou a importância da cidade não registrar nenhum ponto de alagamento até o momento e o pleno funcionamento de todos os serviços públicos.

“As equipes seguem em monitoramento nas ruas, além do acompanhamento pelas mais de 200 câmeras do Centro Integrado de Operações de Segurança, o CIOPS. Seguimos em alerta, uma vez que a Defesa Civil do Estado aponta previsão de chuvas intensas”, frisa Aquiles.

O Prefeito ainda destaca que, caso necessário, o abrigo emergencial para acolher população será ativado no Ginásio Sebastião João de Souza, na Rua Avelino J Reis, nº 280.

“No ginásio temos banheiros e chuveiros disponíveis, e inclusive abrigaria os animais dos moradores atingidos. Estamos alinhados com os demais órgãos de segurança e preparados para qualquer eventualidade”, finaliza.

Em caso de emergência entrar em contato com os números 193 (Bombeiros Militar ou Bombeiros Voluntários), além do whatsapp dos Bombeiros Voluntários (47) 3345-1001.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.