Professora de Balneário Camboriú vence prêmio nacional com apoio da Unicef

A professora e coordenadora pedagógica do NEI (Núcleo de Educação Infantil) Taquaras de Balneário Camboriú, Francieli Carvalho Taborda, está entre os nove vencedores do 25º Prêmio Educador Nota 10, reconhecimento nacional com apoio da Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância). Ela concorreu com mais de 2,6 mil projetos.

Francieli Carvalho Taborda sorri enquanto recebe prêmio na cerimônia do 25º Educador Nota 10

Francieli Carvalho Taborda, professora do NEI Taquaras, recebe prêmio por trabalho na educação básica. – Foto: Divulgação/Prefeitura de Balneário Camboriú

A premiação é promovida pela Fundação Victor Civita e pelo Instituto Somos e tem a premissa de valorizar profissionais da educação básica no País que se destaquem em boas práticas educacionais. Em 24 edições, foram 331 educadores aclamados, com um total de R$ 3,2 milhões em prêmios.

Francieli entrou com o projeto “O que se faz na Educação Infantil? A documentação pedagógica como estratégia para tornar visível o trabalho com intencionalidade pedagógica e o protagonismo da criança pequena”.

Com ele, a professora foi a terceira colocada na categoria Inovação e Tecnologia e, por conta disso, ganhou vale-presente de R$ 10 mil e bolsa integral de pós-graduação na Instituição Anhanguera.

Crianças sentadas ao redor de uma mesa fazem atividades no NEI Taquaras, de Balneário Camboriú

Crianças em atividade no NEI Taquaras, de Balneário Camboriú. – Foto: Divulgação/Prefeitura de Balneário Camboriú

Prêmio de professora não é o primeiro de Balneário Camboriú

O reconhecimento não é novidade para Balneário Camboriú, visto que a cidade ganhou o Educador Nota 10 em 2022 com o projeto “A pesquisa como prática educativa: aprendendo a aprender com os quero-queros”, de Jaqueline Maria Alexandre Weiler, também do NEI Taquaras.

“O sentimento é de muita satisfação e alegria”, comemorou Francieli, que atua na escola desde 2016, sobre o reconhecimento. “Estar entre os nove vencedores é indício de que temos feito práticas de uma educação inovadora e que, sobretudo, respeita os envolvidos em todo o processo educativo”.

Para a professora, não é somente o prêmio que é importante, mas também o retorno para a comunidade do NEI Taquaras. “Passou-se a ter uma maior percepção sobre a atividade com as crianças, desse processo que, além de formativo, demonstra uma criança competente e um professor sempre intencionado em suas práticas pedagógicas”, concluiu a docente.

A cerimônia oficial da premiação foi realizada na última quarta-feira (25), no Teatro B32, em São Paulo. A vencedora da categoria Educador do Ano foi Elenjusse Martins da Silva Soares, de Canaã dos Carajás (PA).

Adicionar aos favoritos o Link permanente.