Chegada de ciclone extratropical pode causar estragos em Itajaí e região

A Defesa Civil de Santa Catarina alertou para possíveis rajadas de vento no Litoral Norte devido à atuação de um ciclone extratropical entre a costa do Uruguai, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Itajaí, Balneário Camboriú e Navegantes podem ser duramente afetadas, com acidentes.

Imagem aérea de um ciclone se formando no planeta.

Ciclone extratropical pode causar estragos em cidades do Litoral Norte e Vale do Itajaí. – Foto: Nasa/Divulgação/ND

De acordo com a entidade, são esperadas lufadas entre 60 e 75 km/h não somente no Litoral Norte como também no Planalto Sul, Planalto Norte e parte do Meio-Oeste, com rajadas pontualmente maiores nas áreas de maior altitude dessas regiões.

No mapa divulgado pela Defesa Civil, tanto Itajaí quanto Balneário Camboriú e Navegantes aparecem sob risco moderado pelo ciclone. Isso significa que os municípios podem ter destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores.

Mapa da Defesa Civil indicando áreas que mais devem ser afetadas por ciclone extratropical.

Defesa Civil divulgou mapa detalhado de quais áreas mais podem ser afetadas pelo ciclone. – Foto: Reprodução/Defesa Civil

Ciclone vem na sequência do retorno de fortes chuvas na região

As chuvas também voltaram com força em áreas do Litoral Norte e do Vale do Itajaí nesta sexta-feira (3).  Durante a parte da manhã, o órgão já havia alertado para a possibilidade de enxurradas nessas regiões.

Em Brusque, por exemplo, a situação pode ser crítica na parte da noite. De acordo com a Defesa Civil do município, o Rio Itajaí-Mirim pode chegar a um nível de 5,70 metros por volta das 19h30, com chances de saída da calha.

E o mesmo pode ocorrer em Itajaí, com alagamentos e deslizamentos. Por conta disso, e da adição do ciclone extratropical no final de semana, a Defesa Civil ressaltou a atenção aos procedimentos segurança à população.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.