10 pontos da Praia Central de Balneário Camboriú estão impróprios para banho

Dez pontos da Praia Central de Balneário Camboriú estão impróprios para banho, ao menos é que indica o relatório do IMA (Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina). Por enquanto, somente as praias fora do centro urbano têm boa balneabilidade.

Visão panorâmica da Praia Central de Camboriú com muitos banhistas na areia

Praia Central de Balneário Camboriú tem diversos pontos impróprios para banho – Foto: Pedro Mariano/NDTV

Todos os locais avaliados pela entidade têm, no mínimo mais de 3000 NMP/100mL) de Escherichia coli (E. Coli), utilizado para medir a existência de microrganismos patogênicos nas águas. Quanto mais, menos própria para banho.

Praia Central pode causar doenças por água imprópria

Esse relatório acende um alerta para os moradores do município que frequentam sua principal orla, pois estão colocando sua saúde em risco a cada mergulho.

Imagem aérea da Praia Central de Balneário Camboriú lotada

Praia Central de Balneário Camboriú costuma estar lotada de turistas, ainda mais no verão – Foto: Prefeitura de Balneário Camboriú/Reprodução/ND

Esses microrganismos podem causar severas doenças ao ser humano. Alguns exemplo são febre tifóide, cólera, amebíase, poliomelite, hepatite infecciosa, entre outras. Junto a isso, podem haver fungos patogênicos na areia, trazidos pela maré contaminada.

Para uma praia estar própria para banho, sua medição de E.Coli em NMP/100mL não deve passar de 800. Com menos de 500, a balneabilidade está “muito boa” e se não passar de 250, está “excelente”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.