‘Torres de Neymar’ em SC, Yachthouse vira centro de treinamento dos Bombeiros; veja fotos

Conhecidas como “as torres de Neymar” – pelo craque ser dono de uma mega cobertura– o Yachthouse by Pininfaria de Balneário Camboriú, Litoral Norte de Santa Catarina, se tornou centro de treinamento do Corpo de Bombeiros de Brasília (DF).

Na imagem, os 30 agentes do Corpo de Bombeiros de Brasília posam no heliporto das Torres de Neymar em Balneário Camboriú

Mais de 30 agentes do Corpo de Bombeiros de Brasília participaram de treinamento nas “torres de Neymar” – Foto: Pasqualotto & GT/Divulgação

As torres Yachthouse são a mais alta área habitada Residencial da América Latina, e foi base para treinamento dos bombeiros do Distrito Federal.  O Yachthouse by Pininfaria recebeu uma equipe de 30 bombeiros da unidade CBMDF. A equipe veio por conta de um curso de especialização em combate a incêndio urbano, o “Curso de Operações em Incêndio – COI.”

O sistema preventivo implementado no Yachthouse vem chamando a atenção pela inovação, segurança e por ser diferenciado e uma referência em Santa Catarina e no Brasil, no que se refere altura.

Na imagem, os participantes do treinamento posam na entrada das torres de Neymar em Balneário Camboriú

Por ser o ponto habitado mais alto da América Latina, torres de Neymar se tornaram Centro de treinamento do CBMDF – Foto: Pasqualotto & GT/Divulgação

“O sistema é muito interessante, como são prédios muitos altos precisam contar com um sistema de segurança preventiva muito importante para que o próprio edifício possa proteger os moradores antes que seja necessária a utilização do corpo de bombeiros”, destacou o Capitão Junqueira do Corpo de Bombeiros de Brasília.

Junqueira completa explicando que “o sistema utilizado no Yachthouse, como os hidrantes em todos os andares e os sprinklers nos livings é uma implementação muito diferente e ainda nunca utilizado em Brasília. Isso foi implementado em Santa Catarina para que cada apartamento tenha essa segurança”.

Na imagem, visão panorâmica da praia Central de Balneário Camboriú mostrando as torres mais altas da cidade

As torres Yachthouse by Pininfarina, em Balneário Camboriú, estão entre os arranha-céus mais altos do Brasil – Foto: Bruno Golembiewski/ND

‘Torres de Neymar’ em SC são considerada as mais seguras

“É um privilégio estar em uma edificação deste porte que é um recorde na América Latina. Santa Catarina é uma vanguarda em obras verticais. Em Brasília existem construções com mais de 100 andares, porém não como aqui, até por uma questão de gabarito e também por conta do aeroporto internacional”, diferenciou o Soldado Lucas Leandro do CBMDF.

E completa, “aqui em Santa Catarina tudo contribuiu para que pudesse ter essas edificações. As obras nesse porte passam por vários desafios. Brasília certamente teria condições de possibilitar este tipo de construção.” destaca.

Yachthouse são as torres mais altas da América Latina, Neymar tem uma cobertura na cidade

Torres em Balneário Camboriú serão as mais altas da América Latina – Foto: Pasqualotto & GT/Divulgação

O Yachthouse ainda possui um inovador sistema de detecção de fumaça e aspiração em seus poços de elevadores, assim garantido o uso dos elevadores de emergência com garantia de segurança em possíveis incêndios.

Em Brasília ainda não é a nossa realidade, empreendimento com essa altura, apesar do nosso corpo de bombeiros ser muito bem capacitado, ainda precisamos de mais informações e conhecimento para este nível de obra. Esse foi um dos motivos da nossa vinda ao maior empreendimento residencial da América Latina, o Yachthouse” justifica o 2º Soldado Nilton do CBMDF.

O empreendimento ainda conta com o sistema de escadas pressurizadas que permite que dentro dos 80 pavimentos internos o uso da escada sem foco de fumaça devido ao sistema de ar que impede que a mesma seja tomada por fumaça em possíveis incêndios. Garantido assim a evacuação das unidades em segurança.

Torres gêmeas, também conhecidas como “Prédio do Neymar” estão com bandeiras desde o dia 11 de outubro – Foto: Bruna Eleutério/Reprodução

“O Corpo de bombeiros tem uma grande capacidade de resposta de maneira geral. Com tudo, com uma edificação nesse porte, essa capacidade de resposta excede um pouco. Por isso é tão importante atuar na fase preventiva. Diante do crescimento vertical, Santa Catarina optou por atualizar as normas técnicas pela necessidade das características construtivas verticais e também para ter mais dispositivos preventivos” afirma a Tenente Milena Felix do CBMDF.

Mais detalhes da segurança do Yachthouse

  • Sistema de incêndio dos mais tecnológicos e seguros do mundo. O sistema é premiado em nível nacional, conta com tecnologia Suíça, aprimorada em critérios de exigência norte-americanos e alinhados às normas brasileiras, em conjunto com o Corpo de Bombeiros.
  • Possui um inovador sistema de detecção de fumaça e aspiração em seus poços de elevadores, assim garantido o uso dos elevadores de emergência com garantia de segurança em possíveis incêndios;
  • Sprinklers é um componente do sistema de combate a incêndio que descarrega água quando for detectado um incêndio, o sistema foi implementado em todos os ambientes dos apartamentos;
  • 10 dos 22 elevadores contam com o diferencial exclusivo no segmento para edifícios residenciais, o sistema de gerenciamento de tráfego Port Technology, onde a chamada é feita diretamente no hall dos andares, ao invés de sistemas convencionais de senhas ou biometria nas cabinas.
  • O modelo mais rápido no mercado será direcionado aos andares superiores na área residencial; Reconhecimento fácil para acesso nas áreas de lazer;
  • Outrigger sistema de amortecimento (que busca combater os efeitos de oscilação, tradicionais em edifícios altos mundiais. O método, aplicado pela primeira vez no Brasil em um edifício residencial, garante amortecimento superior ao exigido na edificação.)
  • Guarita de segurança 24h;
Adicionar aos favoritos o Link permanente.