Mais de 7 mil tainhas são capturadas no Litoral Norte de SC no primeiro dia de inverno

O início do inverno trouxe tainha para os pescadores da região do Litoral Norte de Santa Catarina. Nesta quarta-feira (21), mais de 7 mil tainhas foram capturadas nas praias da região, número que empolgou quem estava no aguardo da safra.

Foram mais de 7 mil peixes capturados em Bombinhas – Foto: O que fazer em Bombinhas/Pesca da Tainha/Reprodução/ND

No Retiro dos Padres, em Bombinhas, 7416 tainhas foram capturadas. As imagens dos peixes, ainda sendo retirados do mar e contabilizados, ganharam as redes.

“Que trabalho lindo. Eu amo a vida dos pescadores, gente unida, feliz. Sempre acreditando no impossível”,  comentou um dos seguidores.

Já em Balneário Camboriú, foi na praia do Pinho que a pescaria rendeu. Um dos pescadores que participou do lanço conta que foram 190 peixes capturados, isso porque o mar estava bastante agitado.

“Hoje deu certo. Hoje matamos 190 tainhas, o mar estava bem ruim. Cercamos o peixe, em torno de umas 4 mil tainhas, mas era muita onda, o mar bem agitado. E o peixe acabou de chegar no nosso litoral norte e vai dar uma safra bem boa aí, se Deus quiser”, comenta.

Na Praia do Pinho, peixe também apareceu – Vídeo: Fernanda Fogaça/Reprodução/ND

Sem pesca industrial da tainha, Itajaí cancela Festa do Peixe

Em Itajaí, a proibição da pesca industrial da tainha vai afetar também o calendário de eventos: a prefeitura anunciou que, em 2023, não vai fazer a tradicional Festa do Peixe, que deveria acontecer entre o final de junho e começo de julho.

Na festa, todo o peixe é doado por empresas de pescados de Itajaí e região, preparado por entidades e servido gratuitamente à população. No entanto, com a limitação da pesca, essa arrecadação se tornou inviável.

Em 2022, a Festa do Peixe distribuiu 12 toneladas de pescados preparados das mais variadas formas em 37 tendas de entidades e secretarias municipais.

Mais de 32 mil pessoas prestigiaram o evento, que começou às 11h e terminou às 16h. A NDTV Record TV Itajaí esteve presente, distribuindo também sardinha.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.