Reurbanização da Praia Central de Balneário Camboriú traz sonorização à orla

A reurbanização da Praia Central de Balneário Camboriú começa nesta quinta-feira (16), e uma de suas principais novidades é a sonorização. A orla será agora equipada com sistemas de som, utilizados tanto para informes oficiais quanto trilhas sonoras comemorativas.

Imagem de projeto de reurbanização da Praia Central de Balneário Camboriú

Obras de reurbanização da Praia Central de Balneário Camboriú iniciam nesta sexta-feira (16). – Foto: Divulgação/ND

Ao caminharem na praia, os habitantes escutarão, por exemplo, mensagens de cuidado da administração municipal com a saúde – exemplos de prevenção da dengue e tratamento de lixo. Ou mesmo escutarão uma contagem regressiva para os fogos no ano novo.

A ideia do prefeito Fabricio Oliveira (PL), que lidera a reurbanização da orla, não é criar uma “música ambiente”, mas sim tornar a sonorização  da Praia Central uma utilidade pública e um incremento para eventos.

“Dou um exemplo do ano novo, onde pode ser feita uma contagem até o início dos fogos ou em um desfile de Natal”, pontua o chefe do executivo municipal ao ND+. “No entanto, não será constante”, reforça, relembrando que a utilização de caixas de som na orla da cidade é proibida.

Imagem de projeto de reurbanização da Praia Central de Balneário Camboriú

Projeto contará com parceria entre poder público e iniciativa privada – Foto: Divulgação/ND

“Ela não é uma caixa de som. Não será feita, por exemplo, para fazer as pessoas dançarem na praia. Até porque cada um tem seu próprio gosto [de música]”, reitera o prefeito. Em suma, será um elo comunicativo com a população.

Sonorização da Praia Central receberá investimento privado

A sonorização da Praia Central de Balneário Camboriú será feita através de outorgas onerosas a empresas privadas, cada uma com um trecho específico. Isso junto a uma curadoria que cuidará da sincronização das obras

Imobiliárias, como a FG Empreendimentos e a Pasqualotto, de presença massiva em edifícios da cidade, estão entre as que tocarão a reurbanização.

Vista panorâmica da Praia Central de Balneário Camboriú

Praia Central teve alargamento de faixa de areia em 2021 e agora reurbanizará sua orla – Foto: Pedro Mariano/NDTV

A primeira faixa a receber a revitalização será a que compreende a extensão da orla entre as ruas 4400 e 4600, na Barra Sul, mesma região onde está localizado o teleférico.

No total, o trecho em questão possui 230,45 metros de extensão e área de superfície correspondente a 8.965,35m². O valor da compensação urbanística para a realização das obras neste trecho da Praia Central ultrapassa a casa dos R$ 13,6 milhões.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.