FOTOS: Barcaça ‘fantasma’ encalhada em Balneário Camboriú já tem plano para remoção

A DelItajaí (Delegacia da Capitania dos Portos em Itajaí) homologou na última terça-feira (5) um plano de reboque da barcaça encalhada na Praia Central de Balneário Camboriú desde o começo de novembro. Se tudo der certo, ela deve ser removida até o fim da semana.

Barcaça está encalhada na Praia Central de Balneário Camboriú desde 28 de novembro. – Foto: Artur Bezerra/ND

O planejamento foi elaborado e enviado pela Baltt Empreiteira Transportes e Terraplenagem, proprietária da estrutura, que poderá efetuar o reboque a partir das 22h de quinta-feira (7) até 00h30 de sexta-feira (8).

Empresa responsável pela embarcação apresentou plano de reboque à Capitania dos Portos de Itajaí. – Foto: Artur Bezerra/ND

Barcaça carregou ‘mistérios’ antes de descobrirem sua origem

A barcaça encalhou no dia 28 de novembro, na altura da rua 3.700, e chamou a atenção de quem passava pela Praia Central. De primeiro momento, sua origem foi um mistério e a população até brincou que se tratava de um ‘barco fantasma’.

Outras suspeitas foram as de que ela carregaria os restos de um bar flutuante que pegou fogo no Caixa d’Aço, em Porto Belo, ou mesmo de que seria uma balsa com os fogos para o Réveillon no município.

Estrutura poderá ser removida pela empresa entre os dias 7 e 8 de dezembro. – Foto: Artur Bezerra/ND

A explicação, no entanto, foi muito mais simples: a barcaça é utilizada no apoio de obras realizadas em alto mar e estava ancorada na Barra Sul. Ela foi arrastada à orla por conta da ventania, chuva e correnteza registradas, na época, na região.

 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.