Praias do Litoral Norte de SC têm 35 pontos impróprios para banho, aponta IMA

Santa Catarina vive mais um final de semana de muito calor em um período já de férias escolares e descanso para muita gente. Com isso, as praias do Litoral Norte ficam lotadas de banhistas que buscam se refrescar e curtir à beira-mar.

O novo relatório do IMA (Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina) aponta que dos 61 pontos de análise na região, 26 estão dentro dos parâmetros e 35 não passaram no teste.

Praias passam por análise de balneabilidade do IMA

Último relatório do IMA foi publicado nesta sexta (15) – Foto: Prefeitura de Bombinhas/Divulgação

Em Balneário Camboriú, as praias de Laranjeiras, Estaleiro e Estaleirinho aparecem como próprias para banho. Já os dois pontos da praia de Taquaras estão impróprios, assim como os dez pontos ao longo da praia Central.

Na cidade de Balneário Piçarras, os pontos de coleta na frente da rua Nakle Francisco e na frente da avenida Getúlio Vargas, do lado esquerdo do Molhe, estão liberados para banho.

Itajaí também está com todos os pontos aptos para banho, sendo os três pontos de análise na praia Brava, além de Cabeçudas e do Atalaia, liberados.

Brava está com água própria para banho – Foto: Secretaria de Turismo de Itajaí/Reprodução/ND

Em Bombinhas, as praias do Canto Grande e do Mariscal estão próprias. A praia de Zimbros não está adequada para nadar. A praia de Bombinhas tem dois pontos liberados e um impróprio. Na altura da rua Castanheta e da avenida Ver. Manoel José dos Santos, número 1.149, a água está de acordo com os parâmetros do IMA. Por sua vez, o local próximo ao riacho, no canto direito da praia, não está próprio para o banho de mar.

A cidade de Itapema apresentou somente um dos nove pontos analisados próprio para banho neste relatório, na altura da rua 149. Os demais pontos na praia de Itapema e o ponto da praia do Porto estão todos impróprios para banho de mar.

Em Itapema, somente um ponto tem a qualidade da água adequada – Foto: Prefeitura de Itapema/Divulgação/ND

Em Navegantes, os pontos analisados pelo IMA que estão próprios são em frente à rua Julia C. do Nascimento e em frente à avenida João Sacavem. Já os locais impróprios são em frente à rua 8150, posto 7 salva-vidas, e na foz do rio Gravatá.

Em Penha, os dois pontos da praia Alegre, a praia do Quilombo, a praia de São Miguel, a praia da Fortaleza e os dois pontos da praia da Armação do Itapocorói não estão liberados para banho. Já na praia da Saudade, na praia Grande, na praia Vermelha e na praia da Bacia da Vovó o banho de mar é liberado.

Na praia de Perequê, em Porto Belo, os pontos da foz do rio Perequezinho e na rua Rubens Alves estão impróprios, e na altura da rua Alm. Fonseca Neves está próprio. Na praia de Porto Belo, os locais na altura das ruas Manoel F. da S. Neto, ao lado do trapiche, e Cap. Gualberto Leal Nunes estão próprios, e da rua João B. Guerreiro está impróprio.

Como é definida a análise

Segundo a Resolução Conama nº 274, de 29 de novembro de 2000, um ponto é considerado “próprio” quando 80% ou mais das amostras coletadas nas últimas 5 semanas, no mesmo local, apresentam no máximo 800 Escherichia coli por 100 mililitros.

É considerado “impróprio” quando mais de 20% das amostras nas últimas cinco semanas excedem 800 Escherichia coli por 100 mililitros ou quando, na última coleta, o resultado ultrapassa 2000 Escherichia coli por 100 mililitros.

Emasa também realiza análise das praias

A Emasa (Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú), também realiza a análise de 15 pontos de Balneário Camboriú. O último relatório feito pelo órgão teve a coleta realizada no dia 6 de dezembro.

As análises são feitas por um laboratório terceirizado pela Emasa, credenciado pelo IMA (Instituto do Meio Ambiente), que leva em consideração para pontos próprios quando 80% ou mais de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas, no mesmo local, houver no máximo 800 Escherichia coli por 100 mililitros.

Para impróprio é considerado quando em mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, for superior a 800 Escherichia coli por 100 mililitros ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2.000 Escherichia coli por 100 mililitros.

Veja locais próprios para banho segundo a Emasa:

  • Pontal Norte – própria
  • Frente à Rua 1001 – própria
  • Frente à Rua 51 – própria
  • Frente à Rua 1400 – imprópria
  • Frente a Rua 2000 – imprópria
  • Frente à Rua 2500 – imprópria
  • Frente à Rua 3000 – imprópria
  • Frente à Rua 3500 – imprópria
  • Frente à Rua 4000 – imprópria
  • Frente à Rua 4900 – Pontal Sul – imprópria
  • Laranjeiras – própria
  • Lagoa de Taquaras – imprópria
  • Taquaras – própria
  • Estaleiro – própria
  • Estaleirinho – própria
Adicionar aos favoritos o Link permanente.