Drones que irão iluminar céu de Balneário Camboriú no Réveillon têm primeiro teste

A grande novidade do Réveillon de Balneário Camboriú, no Litoral Norte de SC, já está sendo preparada. Os drones que irão se iluminar em cores e imagens na noite de Ano Novo tiveram o primeiro teste nesta quinta-feira (28).

Mil drones irão colorir e iluminar céu de Balneário Camboriú no Réveillon – Foto: @bc_beach/@ellevateframes/Reprodução/ND

As pequenas aeronaves chegaram ao aeroporto de Navegantes ainda nesta quarta-feira (27). Em Balneário Camboriú, um espaço foi montado exclusivamente para a decolagem dos aparelhos na altura da rua 3600.

Foi neste local que o teste dos drones em solo foi feito durante a manhã desta quinta, supervisionado pela Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico.

As mil unidades que serão utilizadas na apresentação foram dispostas em um deck montado como plataforma de decolagem.

Dessa forma, os técnicos responsáveis pela pilotagem puderam testar as hélices e ter uma ideia melhor sobre condições de espaço para o voo, que será o maior do tipo na América Latina.


Equipe fez testes nos equipamentos para show na virada - PMBC/Reprodução/ND

1
3

Equipe fez testes nos equipamentos para show na virada – PMBC/Reprodução/ND


Drones estão guardados em galpão de empresa em Navegantes - PMBC/Reprodução/ND

2
3

Drones estão guardados em galpão de empresa em Navegantes – PMBC/Reprodução/ND


Plataforma para pouso e decolagem foi montada na praia Central - PMBC/Reprodução/ND

3
3

Plataforma para pouso e decolagem foi montada na praia Central – PMBC/Reprodução/ND

Na noite da virada, os pilotos ficarão em uma base de onde controlarão os equipamentos, que recebem sinal para a realização de movimentos e mudança nas cores, formando uma série de imagens aos espectadores.

Até lá, os drones ficarão armazenados no galpão de uma das empresas responsáveis pela logística dos equipamentos, em Navegantes. Outro teste será feito nesta sexta (29), também na praia Central, mas desta vez no ar.

O teste ocorrerá de forma semelhante ao espetáculo no dia 31, em que os drones voarão rumo à rua 3300, e lá formarão diversas imagens relacionadas ao novo ano.

De acordo com a prefeitura, o espaço aéreo para a utilização dos drones foi liberado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) até o dia 02 de janeiro para garantir o espetáculo caso seja registrado algum contratempo por intempérie na noite de Réveillon.

Espaço aéreo fechado

A Prefeitura de Balneário Camboriú comunica que, em coordenação com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).

Por conta da operação, o espaço aéreo sobre a cidade estará fechado nos dias 29, 30 e 31 de dezembro de 2023, das 20h às 02h. A determinação ocorre em coordenação com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).

A medida busca garantir a segurança durante os eventos de Réveillon. Neste período, operações de drones ou outras aeronaves não tripuladas serão proibidas, e qualquer tentativa de voo resultará em avisos automáticos nas aeronaves e fiscalização rigorosa pelas autoridades competentes.

“Solicitamos a colaboração e compreensão de todos os operadores de aeronaves e drones. Em caso de dúvidas ou necessidade de informações adicionais, favor entrar em contato com os órgãos responsáveis”, afirma a nota da prefeitura.

Como irá funcionar show de drones

O show de drones está marcado para às 23h50, e deve ter duração de 10 minutos, antecedendo a contagem regressiva na roda-gigante e os tradicionais fogos de artifício.

O espetáculo formará imagens que remetem a Balneário Camboriú e a Abu Dhabi, além de mensagens positivas de Ano-Novo, com cores e luzes. Os drones voarão na altura da rua 3300, na Barra Sul, com uma plataforma na areia montada para a decolagem e pouso.

O show também poderá ser visto por telões ao longo da praia Central e em transmissão ao vivo nas redes sociais oficiais da cidade. Uma equipe técnica irá atuar comandando as aeronaves de uma base próxima ao local do show.

O espetáculo foi um presente do governo da cidade de Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, para Balneário Camboriú, e não terá custos para o município, afirma a prefeitura. Serão mil aeronaves não tripuladas que têm 913 gramas de massa e 442 milímetros de comprimento abertas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.