Praias sem postos guarda-vidas são atendidas pelos bombeiros? Entenda como é feito resgate

A região litorânea de Santa Catarina tem 430 postos guarda-vidas ativos para a temporada de verão, na maior operação da história dos bombeiros do Estado. No entanto, não são todas as praias cobertas pela corporação – e o que acontece se houver um afogamento em uma delas, por exemplo?

Postos guarda-vidas em praia de Santa Catarina

Nem todas as praias do Litoral Norte de Santa Catarina têm postos guarda-vidas ativos, mas resgate ainda chega. – Foto: Arquivo/Bruno Golembiewski/ND

O fato de uma localidade não ter postos guarda-vidas não a faz ficar ‘abandonada’. Tudo depende de quais equipes estão mais próximas e qual o caminho mais rápido para chegar na ocorrência, que, dependendo do que seja, pode requerer reforços por diferentes vias.

No caso do Litoral Norte de Santa Catarina, os procedimentos são semelhantes. De acordo com o Tenente Gonçalves, do 13º BBM, quem atende as praias sem salva-vidas é o posto que esteja mais próximo, caso seja possível chegar por terra.

Se a via terrestre for inviável, o resgate pode ser pela moto aquática. “[Isso] para dar o primeiro apoio, até a nossa ambulância chegar”, pontua. Em alguns casos, como de um afogamento mais complexo, é solicitada a ajuda dos helicópteros Arcanjo ou Águia.

Reprodução do aplicativo CBMSC Cidadão mostrando dois postos guarda-vidas entre Itapema e Ilhota, e um desativado

Praia Grossa, em Itapema, não tem um posto ativo, mas conta com outros dois nas proximidades. – Foto: Reprodução/CBMSC Cidadão

Uma das praias do Litoral Norte sem postos guarda-vidas ativos é a Praia Grossa, em Itapema. Para chegar lá, é preciso fazer uma trilha, já que ela não está conectada à cidade.

Os dois serviços mais próximos, neste caso, são os da Praia da Mata de Camboriú, em Ilhota, e da Praia do Centro, também em Itapema. Dessa região, é que será solicitado o resgate.

Prevenção: praias sem postos guarda-vidas são sinalizadas pelos bombeiros

Mesmo com a cobertura dos bombeiros, a prevenção é muito importante se a população quiser aproveitar as praias em segurança. O Capitão Ricardo Dummel, do 7º BBM, ressalta que a ausência de postos guarda-vidas é sinalizada pela guarnição.

“Nessas regiões, colocamos as placas de local sem serviço de guarda vidas”, explica. E, em caso de resgate, o procedimento é feito de forma parecida com os do 13º BBM. Em suma, é um serviço de cooperação no Litoral Norte.

O mapa completo de postos guarda-vidas para a temporada de verão de 2023/2024 está no aplicativo CBMSC Cidadão, disponível para download tanto na App Store quanto na Play Store. Lá, também é possível conferir o mapa de balneabilidade e outras informações da corporação.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.