VÍDEO: Cavalo-marinho dando a luz? Aquário de Balneário Camboriú registra momento incrível

O Oceanic Aquarium, em Balneário Camboriú, registrou um momento incrível nesta terça-feira (16): um cavalo-marinho, da espécie Hippocampus reidi, dando luz a uma ‘enxurrada’ de filhotes. O vídeo impressiona e mostra como pode ser bela a natureza.

Frame de vídeo onde um cavalo-marinho do Oceanic Aquarium, em Balneário Camboriú, dá a luz a vários filhotes

Equipe do Oceanic Aquarium conseguiu, pela primeira vez, flagrar o fim da gestação de um cavalo-marinho. – Foto: Divulgação/Oceanic Aquarium

Essa é a primeira vez que a equipe técnica do aquário consegue gravar o nascimento. Em média, ‘saem’ de 300 a 500 peixes de dentro do ‘papai’, que, diferentemente do comum no reino animal, é quem faz a gestação.

Os cavalos-marinhos vivem em um aquário exclusivo para eles no térreo do Oceanic Aquarium. A espécie do vídeo nasceu na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e essa é a segunda geração da família a se reproduzir e nascer sob cuidados humanos.

Apesar de viverem em recifes e águas-rasas, os peixes do vídeo não podem ser soltos na natureza, visto sua criação. No entanto, a reprodução deles colabora na manutenção sustentável da população que vive no aquário.

Confira o momento em que os quase 500 filhotes nascem no aquário. – Vídeo: Divulgação/Oceanic Aquarium

Cavalo-marinho do Oceanic Aquarium pode até se camuflar

A espécie Hippocampus reidi, também conhecida como cavalo-marinho-de-focinho-longo tem grande capacidade de se camuflar e podem mudar de cor para escapar de predadores. Eles tem a cabeça mais alongada e os olhos podem mexer em direções contrárias ao mesmo tempo.

E apesar do vídeo estar aproximado, não se engane: eles são muito pequenos. Os adultos podem chegar em média a 17cm de comprimento, e os filhotes são menores ainda.

A gestação dura em média um mês e, assim como acontece na natureza, alguns filhotes não sobrevivem, visto a grande quantidade. A equipe do Oceanic Aquarium garantiu que fará o possível para que o maior número possível não pereça.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.