Governo federal envia verbas bilionárias para recuperar cenário de atraso nas rodovias de SC

Passaram pela BR-101, no Sul de Santa Catarina, dois milhões e cem mil veículos, na última semana de dezembro de 2023. O movimento intenso levou moradores e turistas a enfrentarem congestionamentos em outros pontos, principalmente em acessos por rodovias federais em cidades como Joinville, Itajaí, Balneário Camboriú e Navegantes.

Trecho da BR-101 – Foto: Divulgação/CCR Via Costeira/ND

Com a temporada de verão e a expectativa de quase três milhões de turistas vindo até Florianópolis até março, a atenção deve ser redobrada. No entanto, não é só o turismo que passa pela malha rodoviária. Outros setores como a agricultura, comércio e indústria precisam cruzar o país através das rodovias federais para escoar a produção. Para isso, é necessário investimento.

Somente em 2023, R$ 1,3 bilhão foi destinado às novas obras e também para a manutenção de trechos federais no Estado, de acordo com a pesquisa Monitora Fiesc. Um recorde de investimentos em rodovias nos últimos 10 anos no Estado.

A previsão da lei orçamentária anual para 2024 é que as rodovias federais em Santa Catarina recebam cerca de R$ 1,1 bilhão. Em três anos, de 2020 a 2022, o governo federal investiu apenas R$ 1,2 bilhão.

“Somente no ano passado, o governo do presidente Lula liberou R$ 1,3 bilhão para cinco grandes BRs: 280, 470, 285, 282 e 163. Rodovias que estavam paradas no Estado”, revela a deputada federal Ana Paula Lima (PT).

De acordo com o presidente da Câmara de Transporte e Logística da Fiesc, Egídio Antônio Martorano, esses investimentos precisam ser previsíveis a longo prazo.

“Nós precisamos ter uma garantia anual do governo federal do que é possível e o compromisso da nossa bancada federal nas emendas individuais e coletivas para o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) fazer a gestão”, destaca.

Desenvolvimento regional com rodovias de SC

Na rota do transporte que corta toda Santa Catarina em direção a diferentes Estados, o presidente da Fetrancesc (Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística), Dagnor Schneider, comenta que alguns pontos são importantes para o desenvolvimento regional.

“Além das obras de ampliação de capacidade que temos hoje da BR-470 e da BR-280, que se estendem há mais de dez anos, temos melhorias que precisam ser trabalhadas na BR-153, BR-282, no trajeto que liga Chapecó que é um polo produtor do Oeste”, cita.

“Outra obra imprescindível é a ampliação da capacidade da BR-101. Principalmente neste período de verão, percebemos o quão importante é a busca de alternativas para a melhoria na fluidez do trânsito na BR-101. Apenas com as melhorias que estão projetadas ou concebidas para a 101, não iremos resolver o problema”, acrescenta.

Neste ano, alguns trechos federais e também estaduais vão receber recursos para novas obras de ampliação e manutenção.

“Para 2024, além de concluir o trecho de Navegantes ao município de Indaial, neste mês de janeiro vai haver o processo licitatório para o projeto de duplicação para a BR-470 de Indaial até Campos Novos, concluindo a duplicação dessa tão esperada obra. Além disso, foram liberados na ordem de R$ 681 milhões do BNDES para recuperação das estradas estaduais”, finaliza.

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