FOTOS: Crianças ‘pescam’ peixes mortos na praia Central de Balneário Camboriú

Dezenas de peixes mortos na altura da rua 2.500 na praia Central de Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina, foram encontrados na tarde desta terça-feira (16).

Alguns banhistas se assustaram com os animais mortos, outros, principalmente as crianças, acharam curioso e acabaram brincando e “pescando” os peixes.

imagem mostra menino segurando peixes mortos na praia de Balneário Camboriú

Peixes mortos na faixa de areia da praia Central de Balneário Camboriú são descarte de pesca de arrasto – Foto: Reprodução/ND

Carlos Tibiriçá oceanógrafo do IMA (Instituto do Meio Ambiente), explica que, em geral, os peixes que aparecem em praias do Litoral Norte são descartes da pesca de arrasto.

“Os pescadores realizam o arrasto em frente às praias, um pouco mais para fora, e pesca por arrasto sobretudo camarão, e aí vem vários peixes, várias espécies que não são interessantes comercialmente nessa pesca, e eles simplesmente jogam de volta no mar, entretanto acaba que os peixes estão meio cabaleando ou já até morreram e acabam indo para as praias”, destaca.

Peixes mortos viram brincadeira de criança em Balneário Camboriú – Foto: Reprodução/ND

Peixes mortos seriam “tradição” da pesca de arrasto

Ainda de acordo com o oceanógrafo, há outros motivos que podem causar a morte dos peixes, mas são mais raros. “É muito comum na nossa região toda aparecer esses peixes mortos por causa de arrasto”, reforçou.

Ainda de acordo com Carlos Tibiriçá, caso fosse uma contaminação, haveriam outras espécies mortas e em uma área mais limitada. “Poderia algum contaminante, mas teria que ser uma concentração muito grande, de lugar muito confinado, porque senão o peixe consegue nadar, consegue fugir desses contaminantes”, salienta.


Peixes mortos estavam concentrados na altura da rua 2.500 da praia Central de Balneário Camboriú - Reprodução/ND

1
4

Peixes mortos estavam concentrados na altura da rua 2.500 da praia Central de Balneário Camboriú – Reprodução/ND


Especialistas informam que é difícil saber causa exata da morte de peixes e o mais provável seria o descarte de peixes - Reprodução/ND

2
4

Especialistas informam que é difícil saber causa exata da morte de peixes e o mais provável seria o descarte de peixes – Reprodução/ND


Peixes seriam descarte da pesca de arrasto - Reprodução/ND

3
4

Peixes seriam descarte da pesca de arrasto – Reprodução/ND


Banhistas se assustam com peixes mortos - Reprodução/ND

4
4

Banhistas se assustam com peixes mortos – Reprodução/ND

“Poderia ser uma floração de alga, mas é a mesma coisa. Teria muitas outras coisas morrendo, não só a mesma espécie de peixe. Então eu acredito que seja o descarte da pesca de arrasto”, finaliza.

O ND Mais entrou em contato com a secretaria de Meio Ambiente de Balneário Camboriú, mas até às 11h40 desta quarta-feira (17), não obteve retorno. O espaço segue aberto.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.