Agência americana Bloomberg destaca Balneário Camboriú em grande reportagem

Cada vez mais, Balneário Camboriú ganha fama no Brasil por seus imóveis de luxo e atrações turísticas, mas, agora, também está sendo comentada internacionalmente. A Bloomberg, agência de notícias americana, destacou o município em uma grande reportagem.

Vista panorâmica de Balneário Camboriú, destaque da agência americana Bloomberg

Balneário Camboriú foi tema de destaque de grande reportagem da americana Bloomberg. – Foto: Divulgação/Prefeitura de Balneário Camboriú

No texto, o veículo destaca os fatos dos empreendimentos mais caros do País estarem na cidade, seu crescimento no turismo, personagens da economia local e até debateu o apelido de ‘Dubai Brasileira’. Até mesmo Neymar, dono de um quadriplex no município, foi citado.

Bloomberg destaca metro quadrado caro de Balneário Camboriú, mas levanta contrapontos

O primeiro ponto a ser abordado pela reportagem da Bloomberg é o metro quadrado de Balneário Camboriú. A agência ressalta que, hoje em dia, os imóveis mais valorizados não estão em grandes polos como Rio de Janeiro ou São Paulo, mas no Litoral Norte de Santa Catarina.

Segundo o veículo, isso teria colocado a cidade em ‘contraste’ com o resto do País. “O resultado é o que se tornou um destino de férias favorito para muitos, atraídos pelas suas vistas, ruas seguras e relativa prosperidade, em um país que sofre com o crime e a pobreza”, diz a publicação.

Prédios da Praia Central de Balneário Camboriú vistos durante a tarde

Construções de alto padrão foram um dos temas abordados pelo artigo. – Foto: Divulgação/FG Empreendimentos

“Simultaneamente, (Balneário) está mal preparada para o crescimento descontrolado que levou à contaminação da água do mar, o ‘gargalo’ de construções e os preços proibitivos para a classe média”, continuou, levantando contrapontos a respeito do município.

Essas características levam a reportagem da Bloomberg a outra discussão: sobre o apelido de ‘Dubai Brasileira’.  “Para alguns, as comparações com Dubai, Singapura ou Miami são ridículas”, expõe a matéria.

“Não existe hotel cinco estrelas; há poucas moradias acessíveis ou transporte público adequado. E, além disso, muitos dos apartamentos caros – usados como propriedades de investimento – permanecem vazios”, continua.

Vista panorâmica da orla de Balneário Camboriú, com a Big Wheel em destaque, no fim da tarde

Município já foi premiado pela infraestrutura e mobilidade urbana, mas Bloomberg abordou contrapontos nesse aspecto. – Foto: Balneário Camboriú/Reprodução/ND

No entanto, a reportagem lembra que parte da população também acredita que Balneário Camboriú é ‘o Brasil que deu certo’, e que as críticas são parte de um debate, não uma verdade absoluta.

Empresários e organizações famosas da cidade recebem espaço

Alguns personagens do município também receberam espaço no artigo da Bloomberg. A FG Empreendimentos foi citada como a principal responsável pelo crescimento vertical da cidade, com direito a entrevista com Jean Graciola, gestor do Grupo FG.

Outro famoso catarinense a ser mencionado é Luciano Hang, com o adendo de ser um ‘grande apoiador’ de Jair Bolsonaro, presidente da república de 2018 a 2022. “Ele [Hang] também desenvolve novos projetos com a FG após coinvestir em vários lotes no passado”, diz a Bloomberg.

Fachada de edifício da FG Empreendimentos

FG Empreendimentos foi uma das ‘personagens’ de Balneário Camboriú a ganharem espaço na matéria. – Foto: FG Empreendimentos/Divulgação/ND

Sobre investimentos, a agência registra o crescimento do agronegócio no mercado imobiliário de Balneário Camboriú, um dos setores que mais investem na cidade: “Tanto que as imobiliárias criaram planos de pagamento especializados que coincidem com a época da colheita”.

Litoral Norte de Santa Catarina em destaque

O assunto desenrola no preço dos imóveis, um dos pontos expoentes da região. Há muito tempo, o metro quadrado mais caro do Brasil é o de Balneário Camboriú, mas isso começou a se refletir também nas cidades vizinhas.

“Itapema e Itajaí viram os preços dos imóveis subirem 20% e 13%, respectivamente, nos últimos 12 meses, segundo a FipeZAP”, pontua a Bloomberg, citando, agora, outros municípios do Litoral Norte para voltar à Balneário Camboriú e lembrar que até Neymar já investiu lá.

Torres gêmeas da Yachthouse, em Balneário Camboriú, em dia ensolarado

Yachthouse, na Barra Sul, é um dos empreendimentos mais famosos da América Latina, com Neymar como seu morador mais famoso. – Foto: Pasqualotto & GT/Divulgação

“No extremo sul da praia principal, o Yachthouse, torres gêmeas de 80 andares”, refere-se o veículo ao destacado edifício. “Lá, o astro do futebol Neymar é dono de uma cobertura de quatro andares avaliada em mais de 80 milhões de reais”.

“E graças ao heliporto da propriedade, os moradores podem entrar no prédio e embarcar em um iate na marina adjacente sem sair para a rua”, segue a Bloomberg, falando sobre as propriedades do empreendimento.

A reportagem cita ainda mais pontos, como os cruzeiros, os carros de luxo que passam por Balneário Camboriú e até a bocha na Praia Central. O texto completo está disponível no site da Bloomberg.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.