‘Golpe do presente’ preocupa moradores e homem é preso em flagrante em Balneário Camboriú

Um homem foi preso em flagrante quando tentava aplicar o mais novo golpe na praça, o “golpe do presente”. A prisão foi feita pela Polícia Civil por meio da DPC° e CRPP de Balneário Camboriú, no Litoral Norte de SC, na tarde de quarta-feira (17).

Homem preso em flagrante simulava entrega de “presente” para aplicar golpe – Foto: Polícia Civil/Reprodução/ND

Neste novo tipo de crime, os estelionatários aproveitam épocas festivas ou datas próximas do aniversário da vítima para informar que irão entregar um “mimo”. Contudo, a pessoa que irá receber precisa pagar por uma pequena taxa de entrega.

É no momento do pagamento dessa taxa que ocorre o golpe. Os criminosos alteram o valor para outro, muito superior, que é debitado da conta da vítima. Além disso, as maquininhas são usadas para obtenção de dados para clonagem dos cartões.

O golpe já é bastante comum no estado de São Paulo, e tem se difundido em Santa Catarina nos últimos meses. O homem preso nesta quarta-feira, de 23 anos, afirmou que veio do estado paulista para realizar os crimes, junto com outros comparsas.

Uso de motocicletas e caixa térmicas semelhantes a de entregas fazem parte do modus operandi dos estelionatários – Vídeo: Polícia Civil/Reprodução/ND

Golpe do presente usa chocolates e perfumes para enganar vítimas

Eles utilizam motocicletas com placas adulteradas, além de uma caixa térmica semelhante à utilizada em serviços de entrega. Entre os “presentes” estavam cestas de chocolates ou kit de perfumaria de marcas conhecidas, para ludibriar as vítimas.

O homem foi autuado em flagrante pela prática dos crimes de estelionato na forma tentada e adulteração de sinal de identificador, sendo encaminhado para o sistema prisional.

O delegado Osnei Valdir de Oliveira, que coordenou a ação, dá mais detalhes sobre a ação dos criminosos e informa algumas dicas de segurança para evitar ser vítima deste crime.

Delegado explica como se prevenir de situações semelhantes – Vídeo: Polícia Civil/Reprodução/ND

Denúncias e informações relacionadas a crimes podem ser encaminhadas para a Polícia Civil através do serviço de disque-denúncia 181, sendo garantido o anonimato.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.