Como está a situação da dengue em Itajaí e região?

A dengue volta a preocupar moradores do Litoral Norte de SC neste início de ano. Somente em janeiro, as cidades da região já registraram 112 casos confirmados da doença, que reforçam a importância de ações para o combate de focos do mosquito.

Litoral Norte já registrou 112 casos de dengue em 2024

Litoral Norte já registrou 112 casos da doença em 2024 – Foto: Pexels/Reprodução/ND

Dengue volta a preocupar já em janeiro

Somente em Itajaí foram 70 casos confirmados até esta terça-feira (23), sendo 41 casos no bairro Cordeiros, 21 casos na Barra do Rio, 5 casos no São Vicente, 3 casos no Espinheiros, 2 casos no São João, um caso no Cidade Nova e um caso na Ressacada.

Além disso, o município investiga cinco locais prováveis de infecção. Os agentes de endemias seguem visitando casas para eliminar criadouros e orientar a população sobre a dengue.

Equipes trabalham na limpeza de locais com descarte irregular de lixo, onde a água pode ficar acumulada, o que facilita a proliferação do mosquito Aedes aegypti. O município também tem realizado a aplicação do inseticida UBV, o popular “fumacê”, em bairros da cidade.

Ao longo de 2023, Itajaí registrou 4497 casos da doença. Os bairros com maior número de casos foram São Vicente, com 1308 casos, Cordeiros, com 867 casos, e Cidade Nova, com 500 casos registrados.

Balneário Camboriú

Em Balneário Camboriú, foram somente dois casos registrados até o momento em janeiro, porém 112 focos do mosquito encontrados pela prefeitura.

Camboriú

Já Camboriú teve 84 suspeitas de dengue e 14 casos confirmados em 2024. No ano de 2023, entre janeiro e dezembro, foram 652 casos da doença na cidade.

Bombinhas

Bombinhas teve somente um caso notificado em janeiro de 2024. Já em 2023, foram 652 casos registrados. O município já realizou “Fumacê” neste ano como forma de combater a proliferação do mosquito nos bairros Bombas e José Amândio, os mais populosos da cidade.

Além disso, o departamento de epidemiologia segue um cronograma anual de ações nos bairros.

Navegantes

Navegantes, por sua vez teve 40 notificações, com dois casos confirmados em janeiro, sendo um de morador e outro de um turista de São Paulo. Segundo a Diretoria de Epidemiologia da Secretaria de Saúde, o ano de 2023 acumulou 4384 casos notificados, sendo 1857 confirmados no município.

Penha

Em Penha, o ano começou com 23 casos positivos, sendo 19 autóctones, ou seja, contraídos no município, e 4 casos importados, contraídos fora do município.

No município, a  cada caso suspeito de dengue, os agentes endêmicos se deslocam até o domicílio do paciente  para realizar uma vistoria num raio de 50 metros.

Quando o morador tem o caso confirmado como dengue, uma dupla de agentes vai até a casa da pessoa para realizar a aplicação de inseticida num raio de 150 metros a partir do domicílio do paciente.

Além disso, é realizado o tratamento com larvicida, armadilhas larvitrampas para monitorar os focos de dengue são colocadas em pontos estratégicos, e denúncias de possíveis criadouros são averiguadas pelas equipes.

Entre janeiro e dezembro de 2023, o município registrou 498 casos positivos da doença, sendo 318 autóctones e 77 importados.

Porto Belo

Na cidade de Porto Belo, equipe da Vigilância Epidemiológica realiza visitas às residências para verificar a existência de possíveis focos do mosquito Aedes Aegypt, transmissor da dengue.

Ações de prevenção e conscientização dos moradores também são realizadas pela prefeitura, assim como a aplicação de larvicida e instalação de telas. O município registrou um caso de dengue em janeiro de 2024.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.