Itens de material escolar podem variar preço em 275%, afirma Procon de Balneário Camboriú

O Procon de Balneário Camboriú, no Litoral Norte de SC, realizou uma pesquisa de preços com 50 itens de material escolar que costumam ser solicitados pelas escolas no início do ano letivo. Foram encontradas variações de até 275% no valor dos materiais dependendo do estabelecimento.

Recomendação do Procon é que pais pesquisem em diferentes estabelecimentos antes de comprar material escolar

Recomendação do Procon é que pais pesquisem em diferentes estabelecimentos antes de comprar – Foto: ProconSJ/Reprodução/ND

A pesquisa levou em consideração os artigos de menor preço encontrados nas lojas. A resma de papel A4 foi o item com maior variação, encontrado à venda por R$ 6,90 e R$ 25,90 – uma variação de 275%. Também apresentaram grande variação a pasta polionda (263%), a cola colorida de 23 gramas (214%) e o caderno de caligrafia (212%).

A recomendação do Procon é que os pais pesquisem os preços em mais de um estabelecimento antes de comprar os materiais, e escolherem por fabricantes de produtos com valores mais em conta.

Preço do material escolar variou em comparação com 2023

Também foi feito um comparativo de valores dos itens com o mês de janeiro de 2023. Alguns produtos aumentaram de preço, como a caixa de giz de cera 12 cores (40% de elevação) e o caderno de desenho A4 (28%). Outros, porém, estão mais baratos, como a borracha branca (queda de 50%) e a agenda escolar (queda de 35%).

A pesquisa completa do Procon, com a relação dos produtos, nome dos estabelecimentos, preços e variações está disponível para consulta no site da prefeitura.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.